Vai viajar no Carnaval? Veja 4 dicas de segurança para sua casa

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — É hora de pegar a estrada, mas antes disso você precisa se certificar que viajar no carnaval não vai acabar em uma grande dor de cabeça. Confira agora algumas dicas de segurança para a sua casa apresentadas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF).

Vai viajar no Carnaval? Veja 4 dicas de segurança para sua casa
Imagem: FDR

As malas estão pontas, a passagem comprada ou o tanque do carro abastecido, mas e as segurança da sua casa, também já está ok? Se a resposta é não, você ainda não está pronto para viajar no carnaval. Confira algumas ações simples que podem evitar muitos problemas.

Primeiramente, certifique-se de que o seu veículo está em condições que ser usado para a viagem, confira as rotas e os melhores horários de viagem. Fez tudo isso? Então, prepare a sua residência para os dias em que estiver fora.

Dicas de segurança casa de quem vai viajar no carnaval

As dicas abaixo podem ajudar a evitar curtos-circuitos, desperdício de água e até furtos. As orientações são da Agência Brasília, mas valem para todo o país:

Discrição e confiança

Nada de compartilhar as informações da sua viagem com as pessoas, mantenha a data e o horário de embarque em sigilo. Além disso, evite comentar com estranhos sobre sua viagem, principalmente quanto tempo vai passar fora.

É importante tomar cuidado também com o compartilhamento de informações em redes sociais durante a viagem, como a localização e a duração. Muitas vezes as pessoas que estão de olho na residência podem morar perto e até te acompanhar em rede social, por isso é bom ter cautela.

A recomendação de alguns profissionais envolvidos em segurança que você poste apenas após voltar de viagem, o que geralmente é muito difícil de se fazer. Ah, e nada de sair pela rua demonstrando que está saindo de viagem por um longo período.

Atenção à segurança da sua residência

Antes de sair de casa é importante verificar se há alguma falha na segurança dela, como um portão que não fecha ou abre facilmente, um cadeado que está com defeito, uma janela que não trava, entre outros.

Confira se tudo está devidamente fechado e seguro, vale até colocar itens extras de segurança em portas e janelas.

Luzes e aparelhos eletrônicos

Retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas, com exceção da geladeira, pelo risco de desperdício de alimentos. Caso consiga esvaziá-la por completo, ai sim, é possível mantê-la fora da tomada.

Essa ação simples evita que o risco de incêndio e contribui com a economia de energia elétrica.

Além disso, a recomendação é de que você deve retirar a mangueira do botijão de gás de cozinha ou fechar a saída, caso ele seja encanado. Como as residências estarão fechadas o risco de incêndio, em caso de vazamentos, acaba sendo bem maior.

Uma dica extra de segurança e economia: não deixe as luzes acesas. Além de aumentar a sua conta de luz, isso também acaba não afastando os bandidos, pelo contrário, pode até chamar ainda mais a atenção deles.

Aliado a isso tudo, desligue o interfone, campainha e telefones fixos. Algumas pessoas com má intenção podem acioná-los para descobrir se tem alguém em casa ou não.

Limpeza

Esse cuidado é mais para o seu retorno à residência; antes de sair, deixe as lixeiras limpas, recolhendo o lixo; guarde todos os pratos; confira se há algum alimento perecível; confira se é possível fechar os ralos. E feche o registro de água, se algum vazamento acontecer você acaba tendo menos prejuízos.

Lila Cunha, especialista do FDR, te ensina a manter o seu celular seguro durante a folia.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.