Saque social existe? Entenda o que é e como funciona

Os brasileiros precisam tomar cuidado para não cair em golpes: não existe um programa de Saque Social do Governo Federal. Entenda o que é o golpe do saque social e veja como não cair. 

Saque social existe? Entenda o que é e como funciona
Imagem: Reprodução

 

Apesar de não existir, é possível confundir o suposto programa com a Poupança Social Digital. Porém, a poupança é uma versão simplificada de conta bancária, segundo o Investidor, oferecida pela Caixa Econômica Federal para aqueles que recebem benefícios sociais, como o Bolsa Família e Seguro-Desemprego. 

Enquanto o Saque Social não existe. Laura Alvarenga, especialista do FDR, explica sobre a Poupança Social Digital, confira.

Entenda como funciona o golpe do “Saque Social”

  • Golpe do saque social é realizado quando as vítimas acessam site fraudulento e informam dados pessoais na esperança de sacar um benefício inexistente; 

  • A plataforma exibe saldo disponível, mas cobra taxa de resgate

  • A estratégia dos golpistas é enviar vídeos e anúncios falsos com depoimentos de beneficiários com o suposto programa, além de e-mails, ligações e mensagens por SMS e WhatsApp;

  • A cobrança para liberar o benefício fica  entre R$40 e R$100;

  • Porém, fique de olho: não existe programa do Governo Federal com esse nome;

  • O próprio governo já negou a existência do benefício]

  • Os golpistas usam nomes de programas legítimos para enganar, como Poupança Social, FGTS e dinheiro esquecido no Banco Central.

Novo golpe para pegar dados bancários de brasileiros está se espalhando; veja como se proteger

Os brasileiros precisam ficar de olho em um novo golpe para roubar os dados bancários da população: o Comprovante Spray, que é o envio de comprovantes de pagamentos falsos em plataformas digitais. Veja como se proteger. 

Esse tipo de golpe faz o uso da chamada engenharia social, que faz o uso da manipulação para que os consumidores revelem informações sigilosas, como senhas e dados bancários, segundo o jornal O Globo.

Preste atenção: os golpistas podem entrar em contato por telefone, e-mail, mensagens ou pessoalmente, se passando por funcionários de bancos.

Veja como se proteger do novo golpe e não perder os seus dados bancários

  • O novo golpe é realizado através do envio de comprovantes de pagamentos falsos em plataformas digitais;
  • O objetivo é capturar dados bancários da vítima e infectar dispositivos com malware;
  • O nome “Comprovante Spray” surgiu devido à forma como os criminosos distribuem arquivos maliciosos em grande escala, como um spray que se dispersa. 

Após o arquivo ser baixado, ele começa a agir de forma oculta, roubando dados ou causando danos ao dispositivo.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).