PIX por aproximação começa em 28/02 e sem precisar abrir app de banco; entenda

O ano de 2025 está repleto de novidades para os usuários do Pix. Criado em 2020, a modalidade de pagamento e transferência se popularizou entre os brasileiros. Entre as novidades deste ano está o Pix por aproximação, que entra em vigor nesta sexta-feira (28/02). Veja como utilizar a funcionalidade sem precisar abrir o aplicativo do banco.

PIX por aproximação começa em 28/02 e sem precisar abrir app de banco; entenda
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

A modalidade do Pix por aproximação foi anunciada pelo Banco Central em outubro do ano passado. Com a nova alteração entrando em vigor, os usuários podem realizar transferências e pagamentos apenas ao aproximar o celular da maquininha do cartão.

Segundo o G1, o PIX poderá ser incluído em carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google. Assim, não será necessário acessar o aplicativo do banco para fazer pagamentos.

No entanto, as carteiras digitais precisam precisam pedir autorização ao BC para intermediar o pagamento com o PIX por aproximação. Até o momento, apenas o Google está autorizado.

Pagamento por aproximação sem precisar entrar no app do banco

O pagamento por Pix por aproximação está virando realidade no país. Algumas instituições financeiras já estão oferecendo a funcionalidade.

A modalidade de pagamento pode ser feita por smartphones e smartwatches sem precisar abrir o aplicativo do banco. É só aproximar o relógio ou celular da máquina de pagamento, assim como acontece com o cartão de débito e crédito.

Para utilizar, o aparelho celular deve ter o suporte da tecnologia NFC. Assim, não existe a necessidade de QR Codes ou chaves Pix, e o pagamento é semelhante a pagamentos por cartão. Para isso, o usuário precisa ativar a função no app do banco e na carteira digital.

Pix por aproximação: quem não poderá utilizar?

A especialista Jamille Novaes explica como utilizar a funcionaldiade sem perder dinheiro, confira.

Outras novidades do Pix

Pix automático

Transferências inteligentes / Pix inteligente

Agentes de IA no Pix

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile