O ano de 2025 está repleto de novidades para os usuários do Pix. Criado em 2020, a modalidade de pagamento e transferência se popularizou entre os brasileiros. Entre as novidades deste ano está o Pix por aproximação, que entra em vigor nesta sexta-feira (28/02). Veja como utilizar a funcionalidade sem precisar abrir o aplicativo do banco.

Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
A modalidade do Pix por aproximação foi anunciada pelo Banco Central em outubro do ano passado. Com a nova alteração entrando em vigor, os usuários podem realizar transferências e pagamentos apenas ao aproximar o celular da maquininha do cartão.
Segundo o G1, o PIX poderá ser incluído em carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google. Assim, não será necessário acessar o aplicativo do banco para fazer pagamentos.
No entanto, as carteiras digitais precisam precisam pedir autorização ao BC para intermediar o pagamento com o PIX por aproximação. Até o momento, apenas o Google está autorizado.
Pagamento por aproximação sem precisar entrar no app do banco
O pagamento por Pix por aproximação está virando realidade no país. Algumas instituições financeiras já estão oferecendo a funcionalidade.
A modalidade de pagamento pode ser feita por smartphones e smartwatches sem precisar abrir o aplicativo do banco. É só aproximar o relógio ou celular da máquina de pagamento, assim como acontece com o cartão de débito e crédito.
Para utilizar, o aparelho celular deve ter o suporte da tecnologia NFC. Assim, não existe a necessidade de QR Codes ou chaves Pix, e o pagamento é semelhante a pagamentos por cartão. Para isso, o usuário precisa ativar a função no app do banco e na carteira digital.
Pix por aproximação: quem não poderá utilizar?
-
Brasileiros que não possuírem chaves cadastradas;
-
Aparelhos de celular incompatíveis com a tecnologia NFC (Near Field Communication);
-
Celulares com mais de 5 anos.
A especialista Jamille Novaes explica como utilizar a funcionaldiade sem perder dinheiro, confira.
Outras novidades do Pix
Pix automático
-
O lançamento está previsto pelo BC ainda para junho de 2025;
-
A funcionalidade permitirá cobranças recorrentes, como serviços públicos, mensalidades, condomínio e assinaturas de streaming, de forma automática.
Transferências inteligentes / Pix inteligente
-
Permite transferências automáticas e programáveis entre contas do mesmo titular;
-
Possibilita transferências automáticas para evitar o uso do cheque especial.
Agentes de IA no Pix
-
A inteligência artificial (IA) deve ser um grande destaque, incluindo transações pelo Pix;
-
Alguns bancos, como C6, Itaú e PicPay, já estão testando a IA generativa para transações via WhatsApp.