SALESóPOLIS, SP — Desde terça-feira (25) está disponível a lista de espera dos convocados para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). As vagas disponíveis são remanescentes, ou seja, aquelas que inicialmente não foram preenchidas na primeira lista e agora ficaram disponíveis.
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Pelo FIES o estudante consegue financiar o curso de ensino superior, e começar a pagar apenas quando estiver formado. Em outras palavras é um empréstimo oferecido pelo poder público, em que o brasileiro usa para investir na sua educação.
Depois da primeira lista de convocados, agora o Ministério da Educação liberou a primeira lista de espera, com as vagas remanescentes. Os interessados têm três dias para completar a sua inscrição na página do FIES e garantir a vagas.
Até o dia 9 de abril está lista vai sendo atualizada, com base na liberação de novas vagas ou confirmação de que todas as oportunidades já foram preenchidas.
Como consultar as vagas disponíveis no FIES?
Agora não é mais possível fazer sua inscrição no FIES 2025. Quem já preencheu a ficha com seus dados pessoais, escolheu o curso e a instituição, finalmente terá direito de solicitar o preenchimento daquela vaga.
Neste ano, o Ministério da Educação oferta mais de 112 mil vagas para o financiamento estudantil. Dessas, 67.301 foram ofertadas agora, para o primeiro semestre. As demais vagas serão oferecidas no processo seletivo do Fies do segundo semestre
Para verificar se foi chamado pela lista de espera, basta:
- Acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na página do FIES;
- Clicar em “Convocação da lista de espera’;
- Fazer login pelo Gov.br com CPF e senha;
- Verificar se no curso escolhido houve disponibilidade de novas vagas;
- Em seguida, confirmar todos os seus dados.
São até três dias para que o interessado confirme seus dados para conseguir a vaga. E depois mais cinco dias úteis para que procure a instituição de ensino e apresente todos os documentos necessários para a sua matrícula.
Depois disso, será a vez de validar a documentação exigida pelo agente financeiro (banco). O prazo para essa etapa é de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil subsequente à data do reconhecimento da inscrição pela universidade.