Imposto de renda 2025: veja quais documentos separar para a declaração; importante prazo é divulgado até 15/03

SãO PAULO (SP) — Faltando poucos meses para o início do período de envio da declaração do Imposto de Renda de 2025, muitos contribuintes já começaram a realizar o preparo para prestar contas com a Receita Federal. No entanto, alguns cidadãos ainda estão perdidos sobre esse preparo.

Imposto de renda 2025: veja quais documentos separar para a declaração; importante prazo é divulgado até 15/03. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Para evitar cair na malha fina ou ter outros problemas com a Receita Federal, é necessário realizar o planejamento adequado para o envio da declaração do Imposto de Renda. 

Atualmente, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda facilita o processo para os contribuintes. No entanto, ainda é preciso se organizar para o envio do documento.

Isso porque a recomendação da própria Receita Federal é de que os documentos referentes a deduções e valores recebidos em 2024 devem ser reunidos. Eles serão essenciais para a checagem das informações e para evitar erros no preenchimento do documento.

Saiba como se preparar para o Imposto de Renda 2025:

  • Alguns documentos serão solicitados durante o envio da declaração;
  • Entre eles, o Informe de Rendimentos que traz os detalhes dos ganhos recebidos ao longo do ano;
  • Esse documento é recebido por aposentados ou pensionistas e trabalhadores formais;
  • Além do informe, também é preciso que o contribuinte reúna os comprovantes de outros tipos de despesas;
  • Isso deverá incluir despesas médicas, odontológicas ou com educação, por exemplo;
  • Esses documentos irão ajudar no momento da dedução de despesas no Imposto de Renda 2025;
  • Os gastos com empregadas domésticas também podem ser deduzidos.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, com os documentos em mãos os contribuintes poderão realizar o preenchimento da declaração de forma mais prática. Além disso, quem optar pelo formato pré-preenchido poderá checar as informações de forma mais rápida.

Vale lembrar que, ao encontrar algum possível erro, o contribuinte deverá corrigir a informação para evitar cair na malha fina que pode trazer prejuízos fiscais

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.