Carteira do idoso pode ser a solução para os seus problemas financeiros; entenda

Muitos idosos chegam à terceira idade sem garantir a tão sonhada estabilidade financeira. Isso porque muitos são chefes de família e possuem maiores gastos. Porém, existe um benefício do Governo Federal que pode ser a solução para alguns dos problemas financeiros: a Carteira do Idoso. Veja como funciona. 

Carteira do idoso pode ser a solução para os seus problemas financeiros; entenda
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo o Investidor, a Carteira do Idoso é um documento essencial para comprovar a renda e acessar alguns benefícios, como o transporte interestadual gratuito ou desconto de 50% no valor das passagens. 

A carteira é oferecida para pessoas com 60 anos ou mais com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. O documento possui as informações básicas de identificação da pessoa idosa, um QR Code ou código para verificação da validade da carteira em locais públicos. 

Como solicitar a carteira e garantir os direitos de idosos acima de 60 anos?

Segundo a especialista Yasmin Souza, o processo de emissão da carteira é mais rápido e simplificado. Para isso, é preciso:

Para renovar, basta acessar o mesmo site e clicar na opção ‘Renovação’. Atualize seus dados e verifique se tem alguma pendência. Se sim, entre em contato com o CadÚnico em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua localidade e atualize as informações.

Quais são os benefícios da Carteira do Idoso para idosos acima de 60 anos?

Esses benefícios são um passo importante para a diminuição do isolamento social, especialmente entre os idosos, que acabam se isolando após parar de trabalhar.

Outras informações sobre direitos e benefícios oferecidos pelo Governo Federal aos idosos estão disponíveis no FDR.

 

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile