VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Na última segunda-feira, 24, o Programa Desenrola Rural entrou em vigor com descontos de até 96% na renegociação de dívidas. Através dessa iniciativa é possível limpar o nome e voltar a ter crédito. Saiba mais e renegocie agora mesmo.

Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Começou o Programa Desenrola Rural, que deve limpar o nome de centenas de pessoas. A expectativa do governo federal é que o programa repita o sucesso do Desenrola Brasil, só que agora atendendo a um novo público, os agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.
Essa iniciativa deve contribuir ainda com um aumento da produção rural, o que pode acabar reduzindo o preço dos alimentos.
Como funciona o Programa Desenrola Rural?
- Pessoas que atendem aos requisitos do programa e estiverem inscritos na Dívida Ativa da União podem acessar o site do Regularize, e, usando o CPF, selecionar “Consultar Dívida” para selecionar suas opções de pagamento.
- Caso a dívida seja do Pronaf ou adquiridas junto aos bancos, o cidadão terá que procurar a instituição bancária para a renegociação direta.
- Se a dívida for de Crédito de Instalação, a negociação acontece nas unidades do Incra ou pela Sala da Cidadania.
- Também é possível procurar ajuda nos sindicatos, associações e entidades representativas.
Objetivos do Desenrola Rural
- Oferecer condições para a liquidação e a renegociação de dívidas, em situação de inadimplência, de agricultores familiares;
- Facilitar a recuperação da situação de adimplência dos agricultores familiares;
- Ampliar o acesso às linhas de financiamento no âmbito do Pronaf;
- Promover a sustentabilidade econômica e o fortalecimento das atividades produtivas da agricultura familiar;
- Estimular a recuperação pela União de recursos inscritos na DAU e de recursos lançados a prejuízo dos Fundos Constitucionais de Financiamento e das instituições financeiras.
O programa possibilita a renegociação de dívidas com inadimplência superior a 1 ano.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, apresenta outra opção para a renegociação das suas dívidas e o melhor, com um auxílio de R$ 100.