RECIFE (PE) — Meio de pagamento mais usado entre os brasileiros, o PIX vem passando por constantes atualizações. Entre as mudanças previstas para este mês, o destaque é a liberação do PIX por aproximação.
A novidade permitirá que os brasileiros que usam o PIX possam realizar o pagamento sem precisar sequer realizar a abertura do aplicativo do banco. Isso porque o PIX por aproximação exigirá apenas que o cidadão encoste o seu smartphone na maquininha.
O pagamento acontecerá de forma semelhante ao pagamento por aproximação com cartões de crédito ou débito. Segundo o portal de notícias Metrópoles, a perspectiva é de que a liberação aconteça no dia 28 de mês.
A nova modalidade criada pelo Banco Central já passou por uma série de testes. As etapas são necessárias para garantir a segurança da nova modalidade.
Saiba os lançamentos mais recentes do PIX:
- Entre as últimas novidades do PIX, um dos destaques é a criação de um novo dispositivo de segurança;
- Com ele, os dispositivos que ainda não foram autorizados pelos bancos passaram a ter uma limitação no valor de pagamento;
- Por dia, o limite para os dispositivos é de R$ 1000;
- No entanto, cada transação não poderá passar o limite de R$ 200;
- Além disso, o PIX agora também está disponível em boletos;
- Com a nova função, é possível realizar o pagamento de contas de forma mais rápida;
- Isso permitirá que a compensação financeira aconteça de forma quase instantânea.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, as novidades permitem que o PIX continue em constante evolução. Para tal, novas funções são estudadas rotineiramente pelo Banco Central.
A tecnologia que permite o pagamento instantâneo já é considerada inovadora e ganhou alta adesão dos brasileiros.
Com os novos lançamentos, a perspectiva é de que o uso do PIX continue em alta no Brasil.