Lula deve assinar MP para desbloquear dinheiro esquecido no FGTS; saiba como sacar valores

ARAGUARI, MG — O Governo Federal deve anunciar, nesta terça-feira, 25, uma medida provisória para liberar o dinheiro esquecido no FGTS. A ação beneficiará trabalhadores demitidos que aderiram ao saque-aniversário. Representantes das principais entidades sindicais foram convidados a acompanhar o anúncio em Brasília. 

Lula deve assinar MP para desbloquear dinheiro esquecido no FGTS; saiba como sacar valores. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A expectativa é que a liberação do dinheiro esquecido no FGTS alcance milhares de pessoas. A liberação do recurso deve ser anunciada em breve, conforme antecipado pelo jornal Folha de S.Paulo. A medida beneficiará trabalhadores demitidos que optaram pelo saque-aniversário.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) tem pressionado pela liberação do dinheiro esquecido no FGTS para quem não conseguiu acessar o valor na rescisão. A expectativa é que a mudança traga alívio financeiro a muitos brasileiros.

“Sacar o FGTS é um direito do trabalhador, que pode usar esse recurso para pagar suas contas, fazer compras, consumir e, dessa forma, se injeta mais dinheiro na economia”, afirmou Sérgio Nobre, presidente da CUT.

Quem terá acesso ao dinheiro esquecido no FGTS?

Os detalhes sobre quem terá direito ao dinheiro esquecido no FGTS serão divulgados após o anúncio oficial. A expectativa é que a medida beneficie trabalhadores demitidos que optaram pelo saque-aniversário. Além disso, o governo deve explicar como o processo de liberação do recurso será realizado. A medida é aguardada com grande expectativa por milhões de brasileiros.

Saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário permite ao trabalhador acessar parte do saldo do FGTS todos os anos no mês de seu aniversário. No entanto, ao optar por essa modalidade, ele perde o direito de sacar o valor total em caso de demissão, podendo retirar apenas a multa rescisória de 40%. Essa característica tem gerado discussões sobre o dinheiro esquecido no FGTS.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou recentemente que o governo avalia o fim do saque-aniversário. Segundo ele, o presidente Lula já concordou com a mudança, que pode impactar o acesso ao dinheiro esquecido no FGTS.

 

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile