ARAGUARI, MG — A nova medida sobre empréstimos consignados para idosos oferece mais flexibilidade para aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC. Agora, eles poderão contar com um prazo maior para quitar suas dívidas.

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social oficializaram a alteração, permitindo que o número de parcelas seja ampliado de 84 meses (7 anos) para 96 meses (8 anos). A medida visa facilitar o pagamento e aliviar a pressão financeira desses grupos.
A ampliação dos empréstimos consignados para idosos oferece aos aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC a mesma possibilidade de prazo que os servidores públicos já possuem. Com isso, eles poderão renegociar suas dívidas e aumentar o número de parcelas, acelerando o valor mensal.
Essa mudança vale para todos os tipos de empréstimos consignados, incluindo o crédito tradicional, o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefício. A medida visa facilitar a gestão das finanças desses grupos.
“Estamos acompanhando esse prazo e com isso esperamos aliviar um pouco o peso da prestação. Chegamos à decisão no começo deste ano pela quantidade de empréstimos consignados que existe, mais de 16 milhões, e pelo aperto que as pessoas passam”, disse o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Qual é o impacto do novo prazo dos empréstimos consignados para idosos?
De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, a ampliação do prazo dos empréstimos consignados para idosos permite que investidores e pensionistas paguem suas dívidas de forma mais tranquila. A medida não aumentou o endividamento dos segurados, ao contrário, facilita o pagamento.
Com as parcelas reduzidas, a intenção é que os beneficiários não precisem mais reprogramar suas dívidas, oferecendo mais estabilidade financeira no longo prazo. Os empréstimos consignados para idosos têm uma margem consignável de 35% sobre os benefícios da Previdência Social, com 5% adicionais para o cartão de crédito consignado e para o cartão consignado de benefício. Esse sistema possibilita um maior controle financeiro para quem opta por essas modalidades.