Golpe da selfie promete benefícios mas é CILADA; entenda

Com os avanços tecnológicos, os brasileiros devem ficar cada vez mais preparados para evitar cair em golpes, que estão sempre evoluindo. Agora, um vem chamando atenção da Federação Brasileira de Bancos (Febraban): o golpe da selfie. Veja como funciona e como não cair dele. 

Golpe da selfie promete benefícios mas é CILADA; entenda
Imagem: Reprodução

 

Segundo o Investidor, os mais velhos são os que mais sofrem com esses golpes cibernéticos, já que possuem menos facilidade com a tecnologia digital. 

Os golpistas, que se passam por representantes de empresas, órgãos governamentais e instituições financeiras, entram em contato com as vítimas por telefonemas, redes sociais e até pessoalmente.

Veja como funciona o golpe da selfie

Riscos da fraude:

Como evitar cair no golpe da selfie?

  1. Se você não se cadastrou para nenhum benefício, desconfie de promessas de gratuidade.

  2. Nenhuma empresa solicita fotos do rosto para benefícios ou vantagens.

  3. Nunca forneça informações como CPF, endereço ou telefone em links ou mensagens suspeitas.

O que fazer se for vítima do golpe da selfie?

Informe imediatamente ao banco ou instituição financeira para bloquear transações suspeitas. Logo depois registre um boletim de ocorrência. Isso ajuda na investigação e prevenção de novos casos. Por fim, altere as suas senhas e monitore sua conta por movimentações não autorizadas.

Além disso, fique de olho em outras abordagens crimonosas. Um novo golpe, chamado “Comprovante Spray”, está roubando os dados bancários

Esse tipo de golpe faz o uso da chamada engenharia social, que faz o uso da manipulação para que os consumidores revelem informações sigilosas, como senhas e dados bancários. 

Yasmin Souza, colaboradora do FDR, comenta sobre os quatro golpes mais comuns no Carnaval. Veja como fugir deles nesta matéria.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile