VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O governo federal já anunciou que vai lançar um novo empréstimo consignado para trabalhadores com carteira assinada. De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, os juros serão metade do percentual cobrado hoje. Além disso, ele também afirma que a contratação deve ser feita pelo eSocial.
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Segundo Haddad, nos próximos dias novidades serão anunciadas sobre o novo consignado. A previsão é de que os trabalhadores tenham acesso a um ranking através do e-Social com as taxas de juros sobradas pelo banco. A partir disso poderão escolher qual a melhor instituição bancária para solicitarem a modalidade.
“O consignado vai no eSocial. Não importa onde a pessoa esteja empregada, você vai fazer o desconto do empréstimo dela com juro muito menor, menos da metade do que você paga hoje”, explicou o ministro.
Novo consignado terá juros menores
- O ministro demonstrou preocupação com a inadimplência dos brasileiros ao questionar “quem consegue pagar um empréstimo de 5,5% ao mês?”.
- A partir disso ele demonstrou o interesse de reduzir os juros pela metade, possibilitando que os trabalhadores CLT consigam pagar as parcelas, informa o portal Exame.
- Segundo ele, o novo consignado pode alavancar o PIB.
Novo empréstimo consignado
- Desde o ano passado o governo vinha trabalhando em uma nova linha de crédito para os trabalhadores celetistas (CLT).
- O objetivo é possibilitar que essas pessoas também contratem empréstimos, com juros reduzidos e desconto na folha de pagamento.
- Assim, a expectativa é de que o consignado funcione de forma semelhante à linha de crédito disponível aos aposentados e pensionistas.
- Com uma diferença importante, os trabalhadores poderão acessar o eSocial, conferir os bancos que oferecem o crédito e escolher a melhor opção.
Nesse sentido não será necessário contratar o empréstimo apenas no banco filiado à empresa em que você trabalha.