A partir de 28/02, uma nova funcionalidade será incorporada ao sistema de pagamentos instantâneos Pix, do Banco Central. A inovação, chamada de Pix por aproximação, permitirá aos consumidores realizar pagamentos sem a necessidade de abrir o aplicativo bancário, tornando as transações ainda mais rápidas e simples.
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começa em 28/02. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Segundo matéria do InfoMoney, atualmente, o Pix já é amplamente utilizado no Brasil, com 76,4% da população adotando essa ferramenta, de acordo com pesquisa do Banco Central. O lançamento dessa nova modalidade tem como objetivo simplificar ainda mais os pagamentos, proporcionando maior agilidade tanto para o comércio físico quanto para as compras online, além de intensificar a competição com outros meios de pagamento, como cartões e dinheiro.
Pix por aproximação
Inspirado na tecnologia NFC (Near Field Communication), usada em cartões de crédito e débito, o Pix por aproximação possibilita o pagamento imediato ao aproximar o celular ou dispositivo compatível de uma máquina que aceite a transação. Nesse processo, não é necessário inserir chaves de segurança ou escanear QR Codes.
Para usar o Pix por aproximação, o usuário deve ter um dispositivo que suporte a tecnologia NFC e ativar a função no aplicativo do banco ou na carteira digital. Isso permitirá a realização de pagamentos rápidos, ideais para situações como transporte público, compras em lojas físicas e pagamentos em grandes eventos, onde a agilidade é essencial.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica como formato de pagamento fica ameaçado com a implementação de novo modelo do PIX.
Outras novidades do Pix em 2025
O Banco Central já confirmou que o Pix passará por mais melhorias em 2025. Uma das novidades será a possibilidade de pagar boletos diretamente pelo sistema, utilizando um QR Code específico no boleto para a transação instantânea. Outra funcionalidade aguardada é o Pix automático, que permitirá a realização de cobranças e pagamentos recorrentes de forma automatizada, facilitando o dia a dia de consumidores e empresas.