A Receita Federal liberou a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda 2024, com um montante total de R$ 314.379.905,82. Esse lote de restituição será pago a 106 mil contribuintes ao longo do dia 28 de fevereiro de 2025, com prioridade para grupos específicos e também para aqueles que optaram por meios mais ágeis de processamento, como o PIX.

consulte seu nome na lista. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Segundo o InfoMoney, entre os beneficiados, estão 3.159 idosos com mais de 80 anos, 17.603 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos, 2.505 pessoas com deficiência ou moléstia grave, e 4.272 trabalhadores que atuam no magistério. Além desses, 60.333 contribuintes não prioritários também serão contemplados devido à utilização da Declaração Pré-preenchida ou escolha da restituição via PIX.
O total de contribuintes que não possuem prioridade legal, mas receberam a restituição por esses fatores, soma 60.333 pessoas. Além disso, outros 18.047 contribuintes não prioritários também receberão seus créditos.
Como os contribuintes podem consultar a restituição?
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”. Basta informar o CPF, o exercício da declaração (2024), a data de nascimento e o código verificador.
A consulta também pode ser feita no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones e no portal de serviços da Receita Federal (e-CAC), na seção “Meu Imposto de Renda” e depois na “Restituição do IRPF”.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, revela a lista das doenças que garantem isenção do Imposto de Renda.
O que fazer se houver pendências?
Caso o contribuinte identifique alguma pendência na declaração, pode retificar o documento para corrigir as informações.
O que acontece se o valor não for resgatado?
Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição em até um ano, deverá solicitar o resgate pelo Portal e-CAC, no menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.