105.919 contribuintes recebem valor inédito do imposto de renda até 28/02

A Receita Federal liberou, na última sexta-feira (21/02), a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda 2024 referente ao mês de fevereiro de 2025. O valor total destinado aos contribuintes soma R$ 314,3 milhões, e os pagamentos serão realizados ao longo do dia 28/02.

105.919 contribuintes recebem valor inédito do imposto
de renda até 28/02. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Segundo o InfoMoney, entre os beneficiados da restituição do Imposto de Renda, estão 3.159 idosos com mais de 80 anos, 17.603 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos, 2.505 pessoas com deficiência ou moléstia grave, e 4.272 trabalhadores que atuam no magistério. Além desses, 60.333 contribuintes não prioritários também serão contemplados devido à utilização da Declaração Pré-preenchida ou escolha da restituição via PIX.

O total de contribuintes que não possuem prioridade legal, mas receberam a restituição por esses fatores, soma 60.333 pessoas. Além disso, outros 18.047 contribuintes não prioritários também receberão seus créditos.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, traz tabela de alíquotas que dão desconto no Imposto de Renda.

Como consultar sua restituição do Imposto de Renda?

Para verificar se foi incluído neste lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e utilizar a opção “Consulta à Restituição”. Será necessário informar CPF, exercício da declaração, data de nascimento e código verificador.

A Receita também disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets, onde é possível acompanhar a situação da restituição e verificar a regularidade do CPF. Outra alternativa é acessar o portal de serviços da Receita e buscar pela opção “Meu Imposto de Renda” > “Restituição do IRPF”.

Caso o valor não seja resgatado dentro de um ano, o contribuinte precisará solicitar novamente pelo Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos” e selecionando a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.