ARAGUARI, MG — Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social em municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes em maio de 2024 podem solicitar a antecipação de seus pagamentos ao INSS. A medida abrange aqueles que recebem benefícios assistenciais.

Cerca de 130 mil famílias em cidades gaúchas que decretaram estado de calamidade pública podem ter acesso à antecipação de pagamentos do INSS. A ação visa auxiliar na recuperação financeira dessas regiões.
O valor antecipado será descontado em 36 parcelas fixas, sem juros ou correção monetária. A antecipação dos pagamentos do INSS deve injetar cerca de R$ 161 milhões na economia local.
Quem pode antecipar os pagamentos do INSS?
Os titulares do BPC, beneficiários idosos e pessoas com deficiência, podem solicitar a antecipação dos pagamentos do INSS. A medida também contempla quem recebe renda vitalícia por idade ou incapacidade.
A antecipação de pagamentos do INSS já está disponível para saque. O valor pode ser retido na instituição financeira onde o beneficiário ou responsável legal costuma receber o benefício. Os beneficiários podem solicitar a antecipação dos pagamentos do INSS referentes a uma mensalidade do benefício, considerando os dados de calamidade.
O pedido deve ser feito até 31 de março. Quem optar pela antecipação dos pagamentos do INSS receberá a primeira parcela somente 90 dias após o saque. A medida visa aliviar o impacto financeiro em momentos de emergência.
“É importante a gente ressaltar que esse pagamento que está sendo disponibilizado é semelhante a um empréstimo porque na realidade é a antecipação de mais um salário. O segurado é quem decide se quer ou não esse valor. Essa é mais uma ação do Governo Federal que pode ajudar a minimizar os prejuízos das pessoas que tiveram muitas perdas materiais com as enchentes que ocorreram no ano passado”, enfatiza o superintendente regional Sul do INSS, Alberto Alegre.