Apesar de ainda estarmos no segundo mês do ano, já estamos passando pela quarta onda de calor de 2025, com temperaturas acima da média. As regiões mais afetadas pelo fenômeno são: Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Com isso, o ar-condicionado virou um item essencial para sobreviver às altas temperaturas. Veja como economizar mesmo utilizando o aparelho.
O bloqueio atmosférico é o principal responsável pelo calor extremo, segundo o Uol. E cada onda de calor parece ser pior do que a anterior. E isso é causado pela proximidade dos eventos.
Além das altas temperaturas, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acredita que a crescente demanda está relacionada à retomada das atividades econômicas e às altas temperaturas registradas em todo o país.
Veja como economizar mesmo com o ar-condicionado ligado
A economia começa na hora de escolher o seu aparelho ar-condicionado. Veja o que é necessário saber antes de comprar:
-
Verifique o Selo Procel e a Classe de Eficiência Energética: os modelos com Selo Procel Classe A garantem maior economia de energia, indicando tecnologia eficiente e menor impacto ambiental.
-
Opte por modelos com tecnologia inverter: eles ajustam automaticamente a velocidade do compressor, mantendo a temperatura constante e consumindo até 40% menos energia em comparação aos modelos tradicionais.
-
Calcule o custo mensal de energia antes da compra. Por exemplo, um modelo de 7.000 BTUs, com consumo aproximado de 2.051 Watts, utilizado 8 horas por dia, pode gerar um custo mensal em torno de R$ 295,20 (considerando um preço de R$ 0,60/kWh).
Além disso, para maximizar a eficiência do aparelho e economizar energia:
-
Feche portas e janelas enquanto o aparelho estiver ligado.
-
Ajuste a temperatura entre 23°C e 25°C.
-
Limpe os filtros regularmente para garantir o bom funcionamento.
-
Instale o aparelho em local protegido da luz solar direta.
-
Faça manutenções periódicas para evitar desgastes e falhas.
-
Evite sobrecargas elétricas, utilizando uma tomada exclusiva para o ar-condicionado.
A especialista Yasmin Souza revelou qual é a temperatura ideal para deixar o ar-condicionado e diminuir até 25% da conta de energia, confira.