“O povo vai voltar a comer sua picanhazinha”, descubra as ações do governo para isso acontecer

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Durante entrevista a um programa de rádio o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre o aumento do preço dos ovos e garantiu que os brasileiros voltarão a “comer sua picanhazinha”. Essa notícia tem gerado bastante expectativa entre os brasileiros que têm visto um aumento significativo no preço dos alimentos.

“O povo vai voltar a comer sua picanhazinha”, descubra as ações do governo
para isso acontecer
Imagem: FDR

Na última quinta-feira, 20/02, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista à Rádio Tupi FM do Rio de Janeiro. Entre os diversos assuntos abordados o que mais chamou a atenção foi a promessa de que o “o povo vai voltar a comer sua picanhazinha”.

Essa afirmação do presidente acontece em um momento em que o preço dos alimentos tem subido, fazendo com que os brasileiros precisem abandonar a compra de alguns itens ou fazerem substituições.

“O povo vai voltar a comer sua picanhazinha”, afirma presidente Lula

De um lado o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo) percebeu o aumento do preço dos ovos. Por outro lado, também identificou uma queda no preço da carne.

“A carne começou a cair. Pode ficar certo que vai cair e o povo vai voltar a comer a sua picanhazinha, a sua costela, outro pedaço de carne que ele deseja. Nós queremos baixar todo o alimento. Na reforma tributária, a cesta básica é totalmente isenta de qualquer imposto, inclusive a carne. E nós fizemos isso para baratear. Agora, quando você tem momentos como esse que nós estamos vivendo, você obviamente que não consegue controlar do dia para a noite, mas pode ter certeza que nós vamos trazer o preço para baixo e as coisas vão ficar acessíveis”, afirmou o presidente, segundo a CNN.

Ações do governo para reduzir o preço dos alimentos

  • A primeira ação foi anunciada ainda em 2024, quando foi aprovada a isenção ou redução de impostos sobre uma lista de alimentos. Assim eles devem chegar mais baratos às prateleiras dos mercados.
  • Além disso, o presidente também planeja conversar com atacadistas para a redução do preço dos ovos.
  • No começo do mês Lula ainda sugeriu que os brasileiros deixassem de consumir os alimentos que estivessem caros demais, uma estratégia para tentar abaixar os preços.
  • O presidente também afirmou que deseja que os empresários exportem alimentos, mas sem deixar faltas na mesa dos brasileiros.

Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre as ações do governo para baratear os alimentos.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.