Mais de 15 mil vagas disponíveis! Governo vai ajudar inscritos no CadUnico a conquistarem emprego

RECIFE (PE) — Lançada nesta semana pelo Governo Federal, uma importante parceria deverá beneficiar os brasileiros inscritos no CadÚnico e que estão atrás de emprego. 

Mais de 15 mil vagas disponíveis! Governo vai ajudar inscritos no CadUnico a conquistarem emprego. (Imagem: FDR)

Com mais de 15 mil vagas disponíveis, o programa Autonomia e Renda foi criado após um acordo com a Petrobras. A iniciativa deverá ajudar os cidadãos que fazem parte do CadÚnico a conseguirem uma melhor colocação profissional.

Para tal, o programa irá oferecer qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e apoio para a entrada desses brasileiros no mercado de trabalho.

No anúncio oficial da parceria, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, detalhou os grupos que deverão ser priorizados pela iniciativa.

“Acreditamos que a geração de oportunidades é o que trará qualidade de vida e maior participação social para famílias que estão vulneráveis. Nossa prioridade são as pessoas inscritas no CadÚnico, em especial as pessoas com deficiência, mulheres, jovens, negros e membros de populações tradicionais e ribeirinhas”, afirmou para a Agência Gov.

Entenda como deverá funcionar a iniciativa que beneficia os inscritos no CadÚnico:

  • As oportunidades serão disponibilizadas entre os anos de 2025 e 2026;
  • Para tal, a empresa deverá oferecer qualificação profissional;
  • Os cursos serão voltados para as operações da empresa;
  • Para otimizar o processo, a Petrobras irá mapear quais setores possuem atualmente uma maior demanda por mão de obra qualificada;
  • As vagas deverão ser disponibilizadas em sua maioria para quem já cursou, no mínimo, até o 5º ano do ensino fundamental;
  • A perspectiva é de que sejam liberadas oportunidades nas seguintes áreas:
  • Caldeireiro, soldador, montador de andaime e pintura industrial;
  • Para quem tem o ensino médio também deverão ser liberadas oportunidades de qualificação para atender áreas como eletrotécnica, segurança do trabalho e mecânica.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a iniciativa deverá auxiliar milhares de brasileiros a conseguirem não apenas qualificação profissional, como também uma oportunidade no mercado de trabalho. Com o aumento da renda, as famílias deverão contar com melhores condições para suprir suas despesas mensais.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.