Lula promete discutir preço do ovo; veja o que pode mudar

O aumento no preço do ovo vem assustando e preocupando os brasileiros que consomem a proteína. Na última quinta-feira (20/02), o presidente Lula informou que quer fazer uma reunião com os empresários do setor para discutir o aumento no valor do ovo, registrado em mais de 30% no atacado em fevereiro. 

CaptionLula promete discutir preço do ovo; veja o que pode mudar
Imagem: Romildo de Jesus/Estadão Conteúdo

 

A alta no preço dos alimentos nas prateleiras dos supermercados é um dos principais motivos para a queda de popularidade do presidente, que caiu de 35% para 24% nos últimos dois meses, de acordo com o jornal O Globo. O dado foi revelado através de uma pesquisa realizada pelo Datafolha. 

Lula afirmou que a produção brasileira de ovos vem sofrendo com as consequências de questões climáticas, como o calor extremo e as chuvas torrenciais em uma entrevista a um programa de rádio.

Apesar do aumento no preço do ovo, o presidente ressaltou a queda no preço da carne e que a perspectiva é o recuo no valor de outros alimentos também.

Veja como substituir o ovo com opções mais em conta para o bolso

  • Carne vermelha e branca: fontes ricas em proteína de origem animal, mas devem ser consumidas com moderação devido à quantidade de gordura saturada. Prefira carnes magras como peito de frango sem pele;

  • Peixes: opção mais magra e menos calórica em comparação com carnes vermelhas. O salmão, além de proteínas, contém ômega 3, ideal para recuperação muscular;

  • Oleaginosas: nozes e amêndoas são alternativas vegetarianas ricas em proteínas, mas devem ser consumidas com moderação (5-6 unidades por dia) devido ao alto valor calórico;

  • Quinoa: excelente fonte de proteína completa, com todos os aminoácidos essenciais, além de ser rica em fibra, magnésio, ferro, potássio e vitaminas do complexo B.

  • Leguminosas: grão-de-bico, lentilha, feijão, soja e amendoim são ricos em proteínas, com destaque para a soja, que contém 34 gramas de proteína a cada 100 gramas.

  • Leite e derivados: o leite e seus derivados (como queijos e iogurtes) são ricos em proteínas e cálcio. Prefira versões desnatadas e queijos brancos como o cottage para evitar o excesso de gordura;

  • Tofu: derivado da soja, o tofu é uma excelente fonte de proteína, ferro, cálcio e magnésio. 

  • Sementes de chia: quando misturadas com água, formam um gel que pode substituir o ovo em receitas de bolos, pães e massas. 

  • Recomendação para veganos: nozes, quinoa, lentilha, grão-de-bico, aveia e brócolis, para garantir uma ingestão adequada de proteínas.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).