RECIFE (PE) — Uma parceria anunciada pelo Governo Federal trouxe alegria para milhões de brasileiros que fazem parte do CadÚnico. Após firmar uma importante parceria, o cadastro deverá ajudar os cidadãos que estão em busca de uma vaga de emprego.
Para facilitar o acesso dos brasileiros do CadÚnico ao mercado de trabalho, o Governo Federal firmou uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o município de Niterói (RJ).
Juntas, as instituições deverão promover a qualificação profissional de 1,7 mil pessoas inscritas no Cadastro Único. As qualificações serão liberadas em diversos setores, incentivando assim a formação profissional em diferentes áreas.
“As parcerias são fundamentais para tirar pessoas da pobreza pelo emprego ou pelo empreendedorismo. Por isso, preciso de alguém com muita competência. Por isso, que eu preciso da UFF, do município, das entidades”, afirmou ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, durante a assinatura do acordo.
Vejam os cursos profissionais que serão oferecidos para os inscritos no CadÚnico:
- De acordo com o comunicado realizado pelo Governo Federal, serão oferecidos cursos nas seguintes áreas:
- Cosmética natural, instalador solar fotovoltaico, produção audiovisual, mecânica de automóveis, agente de reflorestamento, prototipagem, design gráfico e web design;
- Quem se interessar por uma das áreas deverá buscar orientação em uma unidade do CRAS;
- No local, o cidadão deverá manifestar o seu desejo por fazer parte dos cursos de orientação profissional e seguir as instruções passadas pelo assistente social.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, as vagas em cursos representam uma excelente oportunidade para quem deseja entrar no mercado de trabalho.
Isso porque, para algumas vagas, existe a exigência de que o cidadão tenha um curso profissionalizante na área.
Além disso, a formação profissional também poderá ajudar quem está em busca de empreender.
Vale lembrar que, atualmente, o Governo Federal disponibiliza uma linha de crédito específica para quem está inscrito no CadÚnico e quer investir no próprio negócio.