RECIFE (PE) — Liberada anualmente pela Receita Federal, a restituição do Imposto de Renda está disponível para um novo grupo de contribuintes. No total, cerca de 105 mil brasileiros poderão receber o novo pagamento.

O valor será liberado por meio de um novo lote residual de restituição pago pela Receita Federal. O pagamento será feito para os contribuintes que contavam com alguma pendência no Imposto de Renda, mas regularizaram a situação.
Após se livrarem da malha fina, os contribuintes podem receber o pagamento da restituição que será creditado nas contas bancárias informadas no momento da declaração.
Assim como em pagamentos anteriores, a liberação de recursos será realizada levando em consideração algumas prioridades.
Saiba quais serão os contribuintes contemplados com a nova lista de restituição:
- De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, será realizado o pagamento de 105.919 restituições;
- O pagamento deverá ser concretizado no dia 28 de fevereiro;
- No total, serão pagos R$ 314.379.905,82;
- O dinheiro será liberado levando em consideração os seguintes grupos prioritários:
- 3.159 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 17.603 restituições para aqueles entre 60 e 79 anos;
- 2.505 restituições para pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 4.272 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Além disso, 60.333 restituições serão pagas para contribuintes que não possuem prioridade legal mas usaram a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- Por fim, serão pagas 18.047 restituições para contribuintes não prioritários.
Aprenda como consultar se você está na nova lista de restituição:
- Para saber se está entre os contribuintes contemplados, o cidadão deve realizar a consulta na página da Receita Federal;
- Ao entrar na plataforma o cidadão deverá clicar na opção de “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Consultar a Restituição”;
- Caso vá ser contemplado, ele será informado pela plataforma sobre a data e valor do pagamento.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é essencial que o contribuinte realize o preenchimento adequado da declaração do Imposto de Renda. Com isso, ele poderá ser contemplado antecipadamente com o pagamento da restituição.