O Carnaval, uma festa aguardada o ano inteiro pelos brasileiros, finalmente está chegando. Porém, para cair na festa com tranquilidade, os foliões devem tomar alguns cuidados essenciais durante o período, principalmente na hora de fazer pagamentos em maquininhas. Confira dicas para evitar golpes e furtos.

Imagem: FDR
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a maioria dos furtos ou golpes acontece em meio às multidões, com os criminosos aproveitando as aglomerações e a distração das pessoas que estão se divertindo. As informações são da Agência Brasil.
Yasmin Souza, colaboradora do FDR, comenta sobre o Carnaval 2025, confira.
Confira dicas para não cair em golpes ou ser roubado durante o Carnaval
-
Desabilite o pagamento por aproximação temporariamente: deixe habilitado apenas o pagamento por inserção do cartão nas maquininhas;
-
Mantenha o pagamento por aproximação via celular: se optar pelo pagamento por aproximação, registre os cartões no aplicativo Wallet do celular. O cartão ficará ativo no Wallet apenas após o desbloqueio do celular com mecanismos de segurança do banco;
-
Cuidado com a distração durante os pagamentos: fique atento à hora dos pagamentos, pois golpistas podem trocar o cartão enquanto você está distraído e já decoraram sua senha. Verifique se o visor da maquininha exibe asteriscos no campo de senha.
-
Solicite comprovante da transação: peça o comprovante impresso e verifique se os valores estão corretos.
-
Configure os limites de pagamento no Pix: ajuste os limites para o valor que você pretende gastar durante o carnaval.
-
Cuidados com o celular: evite guardar o celular solto no bolso, pois criminosos podem acessar senhas e dados de aplicativos bancários caso o celular esteja desbloqueado no momento do furto ou roubo.
Quais são os dias de feriado no Carnaval 2025?
Segundo Jamille Novaes, colaboradora do FDR, a cada ano, a festividade é comemorada em datas diferentes. Neste, as fantasias não serão tiradas do armário em fevereiro.
Apesar de ser uma data comemorada em todo o país, o carnaval não é um feriado nacional. No calendário oficial, a data é considerada ponto facultativo, cabendo a cada estado e município definirem suas próprias regras.
Como não se trata de um feriado nacional, os trabalhadores devem conferir as regras locais e adotadas pela empresa.