VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Carnaval é época de festa, de aglomerações e, infelizmente, de aumento nos golpes. O folião precisa estar focado em curtir e em proteger o seu cartão de crédito e celular. Com medidas simples, que já podem ser tomadas agora, você garante que a festa será realmente só alegria.

Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
É época de felicidade e não dor de cabeça por ter caído em um golpe, para evitar isso é necessário proteger o seu cartão de crédito e celular. Entre as dicas da Febraban (Federação Nacional de Bancos) para curtir sem preocupação está a redução de limite. Confira mais detalhes agora, no FDR.
Golpes no carnaval
Enquanto muita gente sai de casa para aproveitar a folia, existem aqueles que já saem com má intenção. Infelizmente, nem sempre dá para identificar o golpe no início, por isso o folião precisa adotar algumas medidas.
A principal orientação da Febraban é que os foliões guardem bem seus pertences, isso inclui documento, cartões, celulares e até dinheiro. Além disso, também é possível ajustar o limite pix.
Esse recurso vai impedir maiores transtornos se você perder o celular. Para ativá-lo é só acessar a funcionalidade no aplicativo do seu banco. Caso não encontre, entre em contato com a central de atendimento no número disponibilizado no seu cartão.
“Para que os apps sejam usados, há a obrigatoriedade do uso da senha pessoal do cliente. E as transações estão protegidas por token, biometria facial ou qualquer outro fator de segurança randômica que o banco do cliente ofereça”, afirma Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Ele alerta que o golpe mais praticado no carnaval é o da troca de cartão. Aproveitando de um momento de distração o golpista, se passando por um vendedor, troca o cartão de crédito da vítima.
Sendo assim, atenção na hora do pagamento da sua compra, observando até o estado na maquininha. Se ela estiver com o visor ou outra parte colocada, se a senha for exibida a tela, não finalize a transação. O campo de senha deve sempre exibir asteriscos (*) e não os números digitados.
“Também é muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha e confira se o cartão devolvido é realmente o seu. Peça o recibo impresso da transação ou verifique se o valor está correto nas mensagens SMS que recebe no app do banco. No caso de pagamento via QR Code ou transferência, confira o valor e o destinatário do dinheiro”, acrescenta Volpini.
Yasmin Souza, especialista do FDR, apresenta os 4 golpes mais comuns no carnaval.
Dicas da Febraban para proteger seu cartão de crédito e celular no carnaval
Confira as dicas da Febraban para você aproveitar a folia sem dor de cabeça:
- Não guarde o cartão de crédito solto no banco;
- Nunca entregue o seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento;
- Garanta que a senha não esteja sendo digitada de forma visível às demais pessoas ao seu redor;
- Não faça o pagamento se o visor da maquininha estiver danificado impedindo que você veja o valor da compra;
- Confira sempre se o valor corresponde;
- Se o vendedor precisar pegar o cartão, cheque se o que foi devolvido é realmente o seu;
- Mantenha o celular guardado em local seguro;
- A senha de acesso ao aplicativo do banco deve ser única, jamais a mesma de outros apps;
- Ative o bloqueio de tela inicial com biometria facial ou digital e ative o bloqueio automático de tela;
Tomou cuidado, mas ainda assim foi vítima de golpe? então, registre um BO (Boletim de Ocorrência) o mais rápido possível e entre em contato com o seu banco ou operadora de cartão de crédito.