SALESóPOLIS, SP — Oficialmente o Carnaval de 2025 acontece entre os dias 1 a 4 de março. No entanto, muitas cidades já deram início a temporada de festas com bloquinhos nas ruas, ensaios das escolas de samba e outros. Para curtir com segurança é preciso estar sempre muito atento.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Milhares de pessoas vão as ruas curtir o carnaval. A festa normalmente acontece nos grandes centros, praças ou salões. Embora seja um momento de alegria, oportunistas usam essa situação para aplicar golpes, fazer assaltos e roubar seus dados.
Por isso, o folião precisa reforçar sua atenção nesse momento para não ser roubado. Durante esses dias os bancos estarão fechados, veja a programação completa no vídeo a seguir.
Dicas de segurança para se proteger no Carnaval 2025
Pensando na segurança de quem quer se divertir sem preocupação, a Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, reúne dicas importantes para se proteger durante a folia.
- Não perca o cartão, ou outro dispositivo de pagamento, de vista. Você mesmo pode inserir ou aproximar da máquina para realizar a transação;
- Verifique se o cartão não foi trocado em caso de o estabelecimento manuseá-lo para inserir na máquina;
- Antes de aproximar o cartão ou digitar a senha, sempre confira o valor na máquina.
- Vale também checar se o dispositivo de venda está com o visor escuro demais ou com alguma outra característica atípica. Se isso ocorrer, não pague;
- Dê preferência ao pagamento por aproximação que, em geral, têm limite de valor, sem digitar a senha, de R$ 200. Além disso, a maior rapidez da transação e a não necessidade de contato diminui o tempo de exposição do cartão ou outro dispositivo de pagamento utilizado;
- Cadastre-se para receber mensagens do banco emissor sempre que seu cartão for utilizado;
- Em caso de perda ou roubo do cartão, e se houver indícios de transações indevidas, a Abecs recomenda que o cliente entre em contato imediatamente com a central de atendimento do cartão.