Trabalhadores em alerta: especialistas orientam sobre demissão por conta de publicações nas redes sociais

Com os avanços tecnológicos, muitos trabalhadores precisam tomar um cuidado com as redes sociais. Nem todas as experiências precisam ser compartilhadas nelas. E os especialistas orientam: publicações nas redes sociais podem causar demissão por justa causa. 

Trabalhadores em alerta: especialistas orientam sobre demissão por conta de publicações nas redes sociais
Imagem: Freepik

Segundo o G1, no ano passado, uma publicação no LinkedIn viralizou após uma funcionária difamar a empresa na rede social. Ela foi demitida após a postagem. Apesar disso, ela ainda tentou entrar na justiça para reverter a demissão e receber verbas indenizatórias.

Porém, os especialistas alertam: as publicações sociais, relacionadas ou não à empresa, podem levar o trabalhador a ser demitido. 

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre os direitos dos trabalhadores CLT, confira.

Posso ser demitido após publicação nas redes sociais?

  • A emissão vai depender do conteúdo e impacto das publicações na empresa;

  • Pode haver sanções como advertências ou demissão por justa causa;

  • Publicações fora do expediente também podem causar impacto, assim como o assédio virtual também pode gerar demissão.

  • Porém, a demissão por justa causa precisa de provas concretas e proporcionalidade.

O que o trabalhador não pode publicar nas redes sociais?

  • Dados confidenciais da empresa, lançamentos de produtos ou serviços;

  • Imagens de telas de computador ou reuniões estratégicas;

  • Assuntos polêmicos, erros de português ou notícias falsas;

  • Críticas públicas à empresa, fofocas e conteúdos contra os valores da empresa.

A empresa pode proibir as publicações nas redes sociais?

  • Sim, se previsto no contrato ou na política interna da empresa.

  • No entanto, deve ter uma justificativa razoável, como proteção de dados ou imagem.

Quais são os principais cuidados que o trabalhador deve tomar?

  • Pensar sobre o impacto das publicações na imagem profissional e da empresa;

  • Seguir políticas internas e usar o bom senso nas publicações.

  • Evitar expor colegas, clientes ou fazer comentários prejudiciais.

  • Evitar desabafos sobre insatisfações no trabalho nas redes sociais.

A demissão por justa causa pode ser revertida?

  • Sim, ela pode ser revertida se não houver provas suficientes ou se a falta não for grave.

  • Se a empresa não seguir o procedimento correto ou houver indícios de perseguição/discriminação.

Outras informações sobre os direitos e obrigações dos trabalhadores estão disponíveis no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).