Motoristas da Uber já podem bloquear passageiros com baixa avaliação

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A Uber possui mais de 7,4 milhões de motoristas e entregadores parceiros em todo o mundo. Agora os motoristas já podem bloquear passageiros que receberem baixa avaliação. O recurso estará disponível de forma gradual até o carnaval.

Motoristas da Uber já podem bloquear passageiros com baixa avaliação
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

O novo recurso deve impactar os usuários da Uber já neste carnaval. Após finalizar a corrida os motoristas já podem bloquear passageiros com baixa avaliação. A empresa anunciou nesta semana que a função está sendo disponibilizada de forma gradual.

Segundo a empresa, o recurso vai possibilitar que os motoristas tenham mais controle sobe as viagens que aceitam. E, ao mesmo tempo, incentiva o bom comportamento dos passageiros.

“O sistema de avaliações funciona para os dois lados. Estamos sempre enviando comunicações sobre como os usuários podem melhorar suas avaliações e isso se torna ainda mais crítico no Carnaval. Queremos promover um ambiente respeitoso e seguro para todos e esse novo recurso vem trazer ainda mais controle e transparência para os motoristas parceiros”, destaca Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber.

Motoristas já podem bloquear passageiros com baixa avaliação na Uber

O recurso estará disponível na tela dos motoristas no momento da avaliação do passageiro. Pelas regras, o bloqueio é automático ou opcional, entenda:

  • Avaliações de 1 estrela: O bloqueio da conexão entre passageiro e motoristas será automático. O passageiro não será notificado, mas o motorista verá na tela a informação de que ele não será mais combinado com aquele passageiro.
  • Avaliações de 2 e 3 estrelas: o bloqueio será opcional, o motorista decide se bloqueia ou não.
  • Avaliações de 4 e 5 estrelas: Como essas notas indicam uma boa avaliação, o motorista não terá a opção de bloquear o usuário.

Como evitar o bloqueio na Uber?

As dicas abaixo são da própria Uber:

  • Respeito e cordialidade: trate o motorista e o seu veículo com respeito, tendo conversas apropriadas e amigáveis.
  • Pontualidade: esteja pronto para o embarque quando solicitar o carro.
  • Segurança viária: O uso do cinto de segurança é obrigatório por lei para motoristas e passageiros.
  • Bebida alcoólica: não é recomendado consumir bebidas alcoólicas durante viagens com o aplicativo da Uber.
  • Cuide do veículo como se fosse seu: evite consumir alimentos e bebidas. E atenção para não sujar o veículo e fazer com que o motorista precise parar seu horário de trabalho para limpá-lo.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.