VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A antecipação do 13º salário deve beneficiar especialmente os aposentados, pensionistas e quem recebe benefício assistencial do INSS. Assim cerca de 40 milhões de pessoas não vão precisar aguardar até o final do ano. Descubra como os trabalhadores também podem antecipar o valor.

magem: Jeane de Oliveira/ FDR
A simples possibilidade de antecipação do 13º salário já deixa muita gente feliz. Esse recurso é adotado geralmente pelo INSS, o que faz com que a gratificação natalina seja depositada ainda no primeiro semestre. Assim, aposentados, pensionistas e quem recebe benefício assistencial é contemplado.
Para os trabalhadores da iniciativa privada ou servidores públicos a antecipação é possível na modalidade de empréstimo. Os bancos antecipam parte ou o valor total da gratificação e assim quando ela é depositada o crédito é cobrado pelo banco, confira as condições para esse público no final desta matéria.
Antecipação do 13º salário do INSS em 2025
- O Instituto Nacional do Seguro Social ainda não confirmou se vai antecipar o décimo terceiro.
- Caso isso aconteça, seguindo os calendários anteriores, os pagamentos seriam feitos em duas parcelas.
- Lila Cunha, especialista do FDR, apresenta as possíveis datas de pagamento antecipado do 13º do INSS.
Antecipação do 13º para CLT e servidores públicos
- Para essas duas classes a antecipação é disponibilizada na forma de empréstimo.
- Isso significa que ao fazer a contratação serão cobradas taxas e juros, que variam entre os bancos.
- A grande vantagem é não precisar esperar até o dia 20 de novembro, data limite para o pagamento da primeira parcela, para receber a gratificação natalina.
Preparei uma matéria exclusiva com as taxas e valos disponibilizados nos principais bancos.