1,2 milhão de pessoas ganham direito de receber benefícios do INSS

SALESóPOLIS, SP — Foram injetados cerca de R$ 140 bilhões na economia do país após a aprovação de 1.290.813 benefícios pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os dados são do Portal da Transparência, alimentado pelo Ministério da Previdência Social.

inss
1,2 milhão de pessoas ganham direito de receber benefícios do INSS
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Foram mais de 1,2 milhão de benefícios previdenciários concedidos pelo INSS entre os meses de outubro e novembro do ano passado. Embora a fila de espera para ter seu pedido avaliado já esteja em mais de 2 milhões, o tempo de espera é de 39 dias, segundo o INSS. 

Para ter acesso a um benefício pago pela Previdência Social é preciso estar em condição de segurado, ou seja, com as suas contribuições em dia. Além de preencher os requisitos específicos de cada salário, como tempo mínimo de contribuição. 

No caso das aposentadorias, por exemplo, são exigidos pelo menos 180 pagamentos feitos ao Instituto, além da idade mínima. Os benefícios temporários, como salário maternidade ou auxílio-doença, possuem regras mais brandas. 

Como fazer o pedido de benefício pelo INSS?

O pedido de benefício do INSS é feito de forma online em todos os casos. Outra opção é encaminhar o requerimento por meio de uma agência dos Correios que seja autorizada. 

No caso de benefícios por incapacidade, que necessitam de perícia médica, será preciso fazer o agendamento. O próprio sistema do INSS dá essa opção, mas também disponibiliza o anexo dos atestados médicos. 

Os atestados e laudos podem servir como substitutos da perícia médica, se a recomendação de licença for de até 180 dias e todas as informações sobre a doença estiverem claras. 

Neste momento todos os documentos necessários deverão ser anexados. 

Tempo de espera no pedido do INSS

Por lei, o INSS tem até 45 dias para responder ao pedido de benefício. Mas, o tempo pode ser menor dependendo da solicitação que for encaminhada. 

Os requerimentos mais demorados para serem respondidos são o de auxílios por incapacidade e de aposentadoria, porque demandam maior tempo de análise.

Hoje, o tempo médio de espera para receber uma resposta do INSS é de:

Porém, existem regiões do país que o prazo é maior, chegando a 66 dias no Nordeste. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile