Novidade revelada para inscritos no CadÚnico pega todos de surpresa e governo se pronuncia

SãO PAULO (SP) — Criado para atender os brasileiros que fazem parte de algum programa social, o CadÚnico disponibiliza uma série de benefícios para milhões de brasileiros. Recentemente o Governo Federal anunciou uma atualização para o sistema.

Novidade revelada para inscritos no CadÚnico pega todos de surpresa e governo se pronuncia. (Imagem: FDR)

A atualização que entrou em vigor nesta semana deverá proporcionar uma melhora no sistema do CadÚnico. Isso porque um novo sistema passará a ser usado em todo o Brasil.

As mudanças foram criadas com o objetivo de garantir um melhor atendimento para os cidadãos inscritos no cadastro. Para tal, o sistema do CadÚnico deverá ser integrado com outros sistemas de dados do Governo Federal. 

Durante o lançamento realizado nesta semana, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, comentou a atualização em entrevista para o Jornal O Globo:

— Isso aqui pode parecer só a plataforma de um sistema, mas não é. […] o cadastro foi feito em um momento de uma forma muito especial, mas o Brasil mudou, o mundo mudou, e o cadastro precisava mudar. O novo CadÚnico vai permitir mais eficiência.

Saiba o que mudará com o novo sistema do CadÚnico:

  • De acordo com o Governo Federal, o novo sistema irá possibilitar que as informações das famílias sejam preenchidas de forma automática;
  • Dessa forma, deverão ser evitados erros no cadastro que podem acabar restringindo a liberação de alguns benefícios;
  • Isso porque o sistema do CadÚnico é a porta de entrada para uma série de programas sociais;
  • Entre eles o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social, por exemplo;
  • Para que o preenchimento seja automatizado, o novo CadÚnico passou a exigir a apresentação do CPF;
  • Como o documento é único para todo o Brasil, a identificação dos beneficiários será simplificada. 

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a atualização deverá permitir uma modernização do sistema. A expectativa é de que as modificações também possibilitem uma análise mais rápida e menos burocrática dos benefícios. Assim, o tempo de espera após a solicitação de um benefício poderá ser reduzido de forma significativa.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.