Nova fiscalização começa a multar motoristas e lista já afetou cerca de 7,7 mil veículos; veja todas as regras

Uma nova fiscalização entrou em vigor nas rodovias brasileiras, e milhares de motoristas já foram impactados. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) implementou um sistema moderno de controle de peso de veículos, que permite identificar e multar caminhões com excesso de carga sem que eles precisem parar em balanças tradicionais.

Nova fiscalização começa a multar motoristas e lista já afetou
cerca de 7,7 mil veículos; veja todas as regras. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Com essa nova fiscalização, cerca de 7,7 mil veículos já foram autuados, reforçando o compromisso das autoridades em garantir maior segurança no trânsito e evitar danos às rodovias.

Segundo o G1, o novo sistema, chamado HS Wim, utiliza sensores instalados diretamente no asfalto para pesar os veículos enquanto eles trafegam em alta velocidade. Essa inovação traz mais eficiência para o monitoramento das estradas e torna a nova fiscalização mais rigorosa, eliminando a necessidade de paradas demoradas em postos de pesagem.

Com essa tecnologia, a ANTT espera reduzir o desgaste das rodovias e evitar acidentes causados por caminhões que transportam cargas acima do limite permitido.

Resultados da nova fiscalização

Desde o início da operação do sistema, em 2 de dezembro, a ANTT já autuou 7,7 mil veículos por excesso de peso. Esse número expressivo demonstra a eficácia da fiscalização eletrônica e seu impacto na segurança das rodovias.

A ANTT informou que, caso o experimento com o HS Wim seja bem-sucedido, o sistema poderá substituir os postos de pesagem tradicionais em todo o país. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a definição de procedimentos para lidar com a carga excedente detectada pela fiscalização eletrônica.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica o porque motoristas profissionais devem ficar atentos às novas regras da CNH.

Vantagens da fiscalização eletrônica

  • Maior eficiência: a pesagem em alta velocidade dispensa a necessidade de paradas, agilizando o transporte de cargas;
  • Fiscalização abrangente: o sistema monitora 100% dos veículos que trafegam pela rodovia, incluindo aqueles que antes evitavam as balanças de pesagem;
  • Redução de acidentes: caminhões com excesso de peso representam um risco de acidentes, e a fiscalização eletrônica contribui para a segurança nas estradas.

O que diz a lei?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa para motoristas que excedem o peso permitido. A multa mínima é de R$ 130,16 e aumenta a cada 200 kg de excesso. A recusa à pesagem também resulta em multa, no valor de R$ 195,23.