IPTU 2025: contribuinte que paga imposto à vista tem desconto?

ARAGUARI, MG — A distribuição dos boletos do IPTU 2025 pelos Correios começou na última segunda-feira, 17, em Curitiba. Os contribuintes já podem acessar a guia de pagamento por diferentes canais digitais, garantindo mais praticidade no processo.

IPTU 2025: contribuinte que paga imposto à vista tem desconto? Imagem: FDR

O IPTU 2025 também pode ser emitido pelo Curitiba App, no site da Prefeitura ou na página da Secretaria de Finanças. As opções digitais facilitam o acesso e permitem que os proprietários se organizem para o pagamento.

O IPTU 2025 vence em 20 de março, tanto para pagamento à vista, com 10% de desconto, quanto para a primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento poderá dividir o valor em até dez vezes sem juros, de março a dezembro.

As parcelas do IPTU 2025 vencem sempre no dia 20, sem direito a desconto. Caso a data caia em um feriado ou fim de semana, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil. O tributo incide sobre 980.071 unidades cadastradas.

Como pagar o IPTU 2025?

O IPTU 2025 pode ser pago de forma prática nos bancos conveniados, caixas eletrônicos e internet banking. Além disso, os contribuintes têm a opção de quitar o imposto via PIX, cartão de débito ou crédito e débito automático.

Os bancos credenciados para o pagamento do IPTU 2025 incluem Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Itaú/Unibanco. Também estão habilitados Sicredi, Sicoob, Mercantil e Ailos. Quem escolher o débito automático verá a primeira parcela descontada em 28 de março, com as demais parcelas no dia 20 de cada mês.

Para aderir, o contribuinte deve fazer a solicitação ao seu banco até 30 dias antes do vencimento. Essa solicitação pode ser realizada a qualquer momento, mesmo após o pagamento das primeiras parcelas. O importante é seguir o prazo de 30 dias para garantir o cadastro no sistema de débito automático.

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.