VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Instituto Nacional do Seguro Social decidiu fazer a antecipar os pagamentos para 130 mil idosos que recebem benefícios assistenciais. Para receber o valor antes da data prevista é necessário fazer a solicitação. A decisão inesperada deve movimentar R$ 161 milhões.

Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Boa notícia para os brasileiros, o INSS vai antecipar os pagamentos de 130 mil idosos que recebem benefícios assistenciais. O valor antecipado será descontado em 36 parcelas fixas, sem adicional de juros ou correção monetária. Para receber o valor é necessário fazer a solicitação.
INSS antecipa pagamentos para 130 mil idosos
- Os beneficiários do INSS que residem nos em municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes em maio de 2024 serão atendidos com a antecipação.
- Mas, apenas quem recebe o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, destinado às pessoas com deficiência ou idosos com mais de 65 anos.
- Ou ainda quem tem renda mensal vitalícia por idade ou incapacidade
- Cerca de 130 mil famílias residiam nessas localidades e poderão solicitar o pagamento antecipado, informou o INSS.
- A previsão é de que esses pagamentos movimentem aproximadamente R$ 161 milhões.
Antecipação do BPC
- O segurado decide se quer ou não receber o pagamento antecipado.
- Caso queira, o valor já está liberado na instituição bancária em que ele possui conta.
- Assim, é possível fazer a solicitação até 31 de março.
- A primeira parcela do valor antecipado será descontada apenas 90 dias após o saque.
Outro pagamento bastante aguardado é o do 13º do INSS, que segundo a especialista Lila Cunha, já tem data definida para cair nas contas.