ARAGUARI, MG — Os alunos recém-matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 já podem se inscrever para concorrer às bolsas do Pé-de-meia Licenciaturas. Para isso, é necessário realizar o cadastro de dados, desde que tenham sido aprovados em um dos três processos seletivos do MEC.

As seleções do MEC que garantem acesso ao programa Pé-de-meia Licenciaturas são o Sisu, o Prouni e o Fies. Essas iniciativas visam apoiar estudantes dos cursos voltados à formação de professores. Os interessados em obter a bolsa devem cadastrar seu currículo na Plataforma Freire até 30 de março. A inscrição, que teve início na última segunda-feira, 17, é feita por meio da Capes, órgão ligado ao MEC.
O programa busca apoiar o ingresso, a permanência e a conclusão de cursos de licenciatura, além de melhorar a qualidade das formações. Para 2025, o MEC oferece até 12 mil bolsas para os beneficiários do Pé-de-meia Licenciaturas.
Como se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas?
As inscrições para o Pé-de-meia Licenciaturas podem ser realizadas diretamente pelo site do Sisu. As vagas participantes do programa terão um selo especial, indicando que fazem parte da iniciativa.
Lançado em 14 de fevereiro, o projeto integra o Programa Mais Professores para o Brasil, com foco em apoiar estudantes com bom desempenho no Enem. O MEC visa melhorar o ingresso e a permanência de alunos nos cursos de licenciatura, considerando os baixos índices de interesse pela carreira docente.
Quem pode se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas?
Requisitos para concorrer ao Pé-de-meia Licenciaturas:
-
Ser aprovado em curso de licenciatura presencial pelo Sisu, Prouni ou Fies;
-
Obter média superior a 650 pontos no Enem 2024;
-
Cadastrar o currículo na Plataforma Freire da Capes;
-
A manifestação de interesse não garante a concessão da bolsa;
-
O resultado final será divulgado em 14 de abril;
-
Os pagamentos terão início em 1º de maio.