O Banco Central está propondo mudanças significativas na forma como as empresas de tecnologia financeira, como o Nubank, se apresentam ao público. A ideia é evitar que empresas que não são bancos utilizem nomes que possam confundir os consumidores e dar a entender que possuem autorizações que não têm.
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dos clientes com mudança repentina. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Com as novas regras, as fintechs não poderão mais utilizar termos como “banco” em seus nomes. Isso significa que empresas como Nubank, por exemplo, precisarão mudar sua marca.
No vídeo a seguir, o especialista Ariel França, colaborador do FDR, traz mais detalhes sobre como reativar cartão de crédito Nubank.
Mudança para o Nubank
O objetivo do Banco Central é proteger os consumidores, evitando que sejam enganados quanto à natureza dos serviços oferecidos pelas empresas. Ao utilizar termos como “banco”, as fintechs podem dar a impressão de que oferecem os mesmos serviços de um banco tradicional, o que pode não ser o caso.
Assim, a mudança na nomenclatura das fintechs pode ter algumas implicações:
- Mudança de marca: muitas fintechs terão que mudar sua marca e identidade visual para se adequar às novas regras;
- Custos: a mudança de marca pode gerar custos significativos para as empresas;
- Impacto na reputação: a mudança de marca pode gerar confusão entre os consumidores e impactar a reputação das empresas;
- Adaptação dos contratos: as empresas precisarão adaptar seus contratos e materiais de marketing para refletir a nova identidade.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, traz mais detalhes sobre novo serviço do Nubank.
O que dizem as fintechs?
O Estadão procurou o Nubank, que informou que acompanha as discussões. “Além disso, o Nubank reforça que respeita a legislação vigente e conta com todas as licenças necessárias para oferecer os produtos atualmente disponíveis em sua plataforma e que a eventual obtenção de uma licença bancária não acarretaria em uma necessidade de aumento de capital, considerando sua estrutura de conglomerado”, disse a fintech.
Além disso, os consumidores devem ficar atentos às mudanças e procurar se informar sobre os serviços oferecidos por cada empresa. É importante verificar se a empresa possui as autorizações necessárias para oferecer os serviços que ela anuncia.