VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O terceiro Hospital Universitário da Univesp será inaugurado em breve, com isso a população terá acesso a mais serviços gratuitos de saúde. Ao todo serão 260 leitos públicos, e para isso centenas de vagas de emprego serão abertas. Diversas especialidades serão oferecidas na unidade, garantem os responsáveis.

trabalho e 260 leitos públicos
Imagem: FDR
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), assinou o contrato de construção do novo Hospital Universitário de São Paulo. A unidade de saúde será construída pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Santo Amaro.
Com essa ação o MEC amplia o acesso à prática profissional na área da saúde ao mesmo tempo em que a população terá mais serviços gratuitos.
“Milhões de habitantes serão beneficiados com a implantação de um novo Hospital Universitário, com um campo de formação fortíssimo para qualificar e expandir a nossa Universidade e o cuidado especializado, hoje um grande gargalo em nosso país. Queremos fortalecer a qualidade de vida da nossa população e produzir respostas aos nossos grandes dilemas. O Brasil não pode esperar. Precisa do futuro e ele passa pela Universidade, pela ciência e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, afirmou Arthur Chioro, professor da Unifesp, durante a assinatura do contrato.
No vídeo abaixo Ariel França, jornalista do FDR, comenta sobre o cancelamento dos planos de saúde:
Novo Hospital Universitário em São Paulo
A assinatura do contrato de construção ocorreu no dia 7 de fevereiro, no auditório da reitoria da universidade. Para isso serão usados recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, no total de R$ 157 milhões investidos.
A unidade hospitalar de grande porte deve ter 30 mil metros quadrados de área construída e 260 leitos que atenderão aos moradores da região sul de São Paulo. Além disso, o novo hospital deve promover o ensino e a pesquisa.
A capital paulista já possui a maior rede pública de saúde do país, com essa novidade a oferta de atendimento gratuito será ainda maior.
“mas isso não significa que não precisamos de mais e por isso estamos tão felizes com essa concretização. O Hospital Universitário será um centro de formação e pesquisa, que nos ajudará no processo democrático de formação dos nossos profissionais”, destacou a secretária da Secretaria Municipal de Gestão, Marcela Arruda.
Quem pode ser atendido no Hospital Universitário?
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) informou que o novo hospital terá atendimentos de:
- Média e alta complexidade;
- Cuidados intensivos;
- Capacidade para cirurgias eletivas;
- Atendimento nas principais linhas de cuidado e serviços prioritários do SUS;
- Medicina diagnóstica;
- Ambulatórios especializados;
- Serviços referenciados;
- Ambientes de ensino e pesquisa
Com todos esses atendimentos disponíveis novas vagas de emprego serão abertas na unidade, possibilitando que mais pessoas ingressem no mercado de trabalho. Ainda não há informações de quando essas oportunidades serão abertas.
As obras devem ser iniciadas em junho de 2026 em um terreno doado à Unifesp há 10 anos pela Prefeitura de São Paulo, e que recebeu uma ampliação em 16 de janeiro deste ano. A unidade estará localizada na região de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo.
Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre um novo atendimento gratuito disponível pelo SUS.