Aposentadoria na mira! Siga esses passos e evite perder seu auxílio

SALESóPOLIS, SP — Algumas pessoas podem perder o acesso a sua aposentadoria por falta de cumprimento das ordens do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O trabalhador que ainda não foi beneficiado e pretende receber a ajuda, também precisa redobrar sua atenção.

aposentadoria
Aposentadoria na mira! Siga esses passos e evite perder seu auxílio
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Nem sempre a aposentadoria paga pelo INSS é vitalícia. O benefício previdenciário pode ser cortado por uma série de fatores, e o principal dele continua sendo a falta de cumprimento das obrigações previstas por lei.

Além disso, o trabalhador que quiser solicitar a aposentadoria precisa estar atento as exigências para que o seu benefício não seja cortado. Não atender as regras é de novo o motivo pelo qual o INSS impede que o pagamento seja feito.

Confira os benefícios em ser um aposentado listados no vídeo a seguir.

Pente-fino do INSS na aposentadoria por incapacidade

A aposentadoria por invalidez, formalmente chamada de Benefício por Incapacidade Permanente, é concedida quando o trabalhador perde a capacidade física ou mental de voltar ao trabalho. É possível, inclusive, transformar o auxílio-doença em aposentadoria.

Se o perito médico do INSS entender que a situação de saúde do cidadão o incapacita de forma permanente, sem chances de readaptação, ele é afastado. No entanto, pode ser chamado a cada dois anos para acompanhar seu estado de saúde.

Quem vai passar pelo pente-fino da aposentadoria por incapacidade?

Começou no ano passado o pente-fino na aposentadoria por invalidez. O processo continua e vai atingir aqueles que estão recebendo o benefício, mas que já não passam por perícia médica como deveriam.

É que por lei é preciso que o INSS avalie a cada dois anos qual a situação de saúde do trabalhador. Se a incapacidade estiver mantida, ele continua recebendo o salário. Caso já tenha se recuperado a aposentadoria é suspensa.

Diante disso, devem ser convocados:

No fim do ano passado foi anunciado pelo INSS que cerca de 800 mil pessoas deveriam ser notificadas via extrato bancário sobre a necessidade de agendar a perícia médica.

Depois disso, cabe ao próprio segurado agendar seu atendimento junto ao INSS dentro do prazo que é estabelecido. São cerca de 60 dias para resolver suas pendências.

Quem fica isento da revisão da aposentadoria por invalidez?

Embora a perícia médica bianual seja obrigatória, a legislação protege três grupos de aposentados por invalidez para que não precisem passar por esse processo.

Neste caso, eles recebem o benefício de forma permanente até o fim da vida, são eles:

O que pode ajudar o trabalhador a conseguir aposentadoria no INSS?

Quem vai pedir a sua aposentadoria, mas teme ter o seu pedido negado ou ainda, ter a resposta prolongada, pode usar algumas estratégias. São atitudes que aceleram o processo no INSS e evitam que o benefício seja negado.

Enviar os documentos faltantes, conforme solicitado

Depois do envio do pedido do benefício previdenciário, o INSS orienta que o solicitante vá acompanhando o seu requerimento. Isso porque, pode ser necessário o envio de novos documentos ou da atualização do que já foi enviado.

O motivo é que algumas vezes a documentação enviada pelo trabalhador tem algumas falhas, como: rasuras, rasgo, manchas, e etc.

Além disso, esses documentos podem estar desatualizados, o que prejudica a liberação do benefício por falta de comprovação do direito de receber aquele salário.

Acesse o simulador de aposentadoria para verificar se tem o tempo de contribuição e idade necessários

O simulador de aposentadoria do INSS facilita para que o trabalhador saiba a hora certa de receber a aposentadoria. Existem pelo menos quatro tipos de modalidades de aposentadoria, como: por idade, contribuição, invalidez e outros.

É bem simples usar o Simulador de Aposentadoria do INSS, basta acessar os canais online do INSS para isso.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile