ALERTA! Ilegalidades no sistema PIX são confirmadas e você deve contestar seus direitos

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Projeto em análise na Câmara pode definir ilegalidades no sistema PIX ao considerar uma prática comum como abusiva.. Texto tem o mesmo conteúdo de medida provisória enviada para análise no Congresso Nacional. Se aprovado, o PL começa a ser aplicado ainda neste ano, saiba mais agora.

ALERTA! Ilegalidades no sistema PIX são confirmadas e você deve contestar seus direitos
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

O uso do pagamento instantâneo se popularizou no Brasil e com ele algumas práticas que chamam atenção. Uma das principais pode se definir ilegalidades no sistema PIX.  O Projeto de Lei 9/25, já em análise na Câmara, altera o Código de Defesa do Consumidor.

Essa mudança deve impactar a vida de centenas de brasileiros que usam o PIX como principal método de pagamento.

Cobrança de taxas sobre o PIX pode se tornar prática abusiva

  • A proposta é do deputado Duarte Jr. (PSB-MA) já está em análise na Câmara dos Deputados.
  • O texto propõe que a cobrança de taxas no PIX se torne uma prática abusiva.
  • Além disso, os estabelecimentos terão que fixar cartazes em locais visíveis com a seguinte mensagem: “É ilegal cobrar taxa no PIX”.
  • Quem descumprir essa determinação, caso ela seja aprovada, poderá ser publico segundo o Código de Defesa do Consumidor, informa a Agência Câmara de Notícias.

Medida provisória proíbe cobranças adicionais no PIX

  • A Medida Provisória (MP) 1288/25, já enviada pelo governo federal ao Congresso Nacional em janeiro, também proíbe que os estabelecimentos cobrem taxas pelo pagamento via PIX.
  • Segundo o texto, o pagamento via PIX à vista equipara-se ao pagamento à vista em dinheiro.
  • Sendo assim, a cobrança de taxas adicionais não deveria acontecer.
  • No pagamento à vista em espécie não é permitido a cobrança de impostos, taxas ou contribuições é justamente isso que pode ser ampliando também para o PIX.

Não caia no golpe do PIX com as dicas da especialista do FDR, Laura Alvarenga.

 

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile