Aqueles que estão aguardando a aprovação do benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão preocupados com o crescimento do número de requerimentos: no final de 2024, o número alcançou a marca de 2 milhões de pedidos de aposentadorias. Esse é o maior nível desde o início de 2020.

Segundo a Folha de S.Paulo, o número de idosos na fila do INSS tem incomodado especialistas de fora do governo, que estão questionando se existe algum motivo por trás disso ou uma tentativa do Executivo de protelar o reconhecimento de uma situação de piora na fila.
A divulgação do número da fila acontece em um momento de queda da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu a redução da fila do INSS durante a campanha presidencial.
Entenda a situação da fila dos idosos do INSS
-
A fila do INSS voltou a crescer após julho de 2024, após uma queda inicial;
-
Entre julho e setembro, a fila aumentou em 445 mil pedidos, devido à greve dos servidores;
-
Entre outubro e novembro, o aumento foi de 186,2 mil pedidos;
-
O tempo médio de concessão líquida subiu de 34 dias em julho para 39 dias em setembro e novembro;
-
No Nordeste, o tempo médio de concessão líquida chega a 66 dias;
-
Em 2024, cerca de 1,4 milhão de novos pedidos entram no sistema do INSS mensalmente, muito acima da média de 2023 (menos de 1 milhão);
-
Em alguns meses, o número de novos pedidos superou 1,6 milhão;
-
O INSS está mapeando segurados que solicitam múltiplos benefícios ou recorrem enquanto fazem novos pedidos.
De acordo com o InfoMoney, os beneficiários do INSS que precisarem solicitar o antigo auxílio-doença poderão fazê-lo nas agências dos Correios. O processo começa com a solicitação aplicativo “Meu INSS”. Depois, o segurado deve ir até uma agência dos Correios para apresentar o atestado médico, complementando o pedido.
A implementação dessa novidade terá início em fase de testes no dia 18 de março em Fortaleza (CE).
A especialista Lila Cunha comenta sobre o benefício, confira.
Está na fila para receber o INSS? Comunicado geral é emitido alegrando futuros beneficiários
Uma boa notícia para os brasileiros que pretendem dar entrada na aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, informou que o tempo médio para a concessão de benefícios deve cair para 30 dias até o final do primeiro semestre deste ano. Atualmente, o prazo legal é de 45 dias.