Uma boa notícia para os brasileiros que estão esperando o financiamento para ingressar no ensino superior: o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado e a ordem de classificação dos inscritos no processo seletivo do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, na manhã desta terça-feira (18).

Imagem: FDR
Segundo o InfoMoney, esse resultado é referente ao primeiro semestre de 2025 e pode ser conferido em breve pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com o login e senha da plataforma do Governo Federal, o gov.br.
São mais de 112 mil vagas oferecidas em cursos superiores não gratuitos. Desse número, 67.301 são para o primeiro semestre, enquanto 44.867 para o segundo.
Entenda como funciona o Fies
O programa é responsável por financiar as mensalidades do ensino superior a estudantes de baixa renda em instituições privadas. O objetivo é democratizar o acesso à educação no país.
Existem duas modalidades desta política pública. Veja quais são:
-
Fies tradicional: atende estudantes com renda de três salários mínimos e pode cobrir de 50% a 100% das mensalidades;
-
Fies social: atende os estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do governo.
Segundo a especialista Jamille Novaes, neste ano, essa modalidade é uma novidade.
De todo o programa, 50% das vagas são reservadas ao Fies Social. O governo oferece até 100% do financiamento dos encargos educacionais, cobrados pela instituição de ensino superior.
Confira o cronograma do Fies
-
Entre 19 e 21 de fevereiro: estudantes pré-selecionados devem acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição e obter o financiamento público das mensalidades em faculdades privadas;
-
Estudantes fora da chamada regular: serão automaticamente incluídos na lista de espera para vagas não preenchidas, sem necessidade de manifestação de interesse;
-
Período de convocação da lista de espera: acontecerá de 25 de fevereiro a 9 de abril;
-
O edital publicado pelo Ministério da Educação apresenta as regras e o cronograma do processo seletivo. Confira aqui.