Presidente do INSS pretende fazer mudanças na concessão das aposentadorias. O objetivo principal é reduzir o tempo de espera pelo benefício. Segundo ele a previsão é de que essas alterações sejam implementadas ainda neste primeiro semestre, entenda.

importante mudança na concessão das aposentadorias
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Atenção, tem mudança na concessão da aposentadoria sendo analisada pelo governo federal. O próprio presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, confirmou essa novidade. Assim, é possível que você se aposente mais rápido.
O Ministério da Previdência Social já realiza ações para a redução da fila de espera por benefícios há algum tempo. A partir delas o tempo de concessão já foi reduzido, mas ainda desagrada bastante gente.
No vídeo abaixo Ariel França. Jornalista do FDR, traz mais informações sobre o INSS, confira:
Mudança na concessão das aposentadorias
A primeira grande notícia é que o tempo de espera por benefícios do INSS cairá para 30 dias, a informação é do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Essa redução deve acontecer já a partir desse primeiro semestre de 2025.
Com isso os novos pedidos devem ser analisados mis rapidamente e o segurado não vai precisar esperar tanto por uma resposta.
“Estou muito confortável em dizer que, até 30 de junho, nós vamos estar em 30 dias. Hoje, estamos em 39 [dias]. O tempo de atendimento não piorou tanto”, declarou Stefanutto ao Poder 360.
Com isso o tempo de concessão estaria abaixo dos 45 dias de prazo legal.
Essa redução do tempo de espera deve ser possível graças ao aumento do número de servidores. Na última semana foram anunciados 78 novos convocados do concurso de 2022.
Programa de Enfrentamento à Fila do INSS
No ano passado o governo deu início às ações para reduzir a fila de espera por benefícios. O instituto deve adotar um bônus de produtividade voltado aos servidores. Um estímulo para eles atuarem na aceleração das análises.
“Nós mudamos o programa de gestão e atribuímos para quem trabalha remoto, 30% a mais de produtividade”, acrescentou ele durante a entrevista.
Teoricamente o programa foi encerrado em dezembro de 2024, mas será retomado com o pagamento extra da seguinte forma:
- Pagamento Extraordinário de Redução da Fila do INSS, no valor de R$ 68,00; e
- Redução da Fila da Perícia Médica Federal, no valor de R$ 75,00
Esses valores já estavam sendo pagos aos servidores e agora serão ampliados para os novos convocados. Para isso eles precisarão ter uma produtividade extra de 30%.
Demora na aprovação de benefícios do INSS
Em novembro de 2024, a fila do INSS estava em 1,8 milhão de pessoas, elas aguardavam diversos benefícios, entre eles o benefício por incapacidade. Basta fazer uma pesquisa rápida no Reclame Aqui para entender o quanto as pessoas estão aguardando.
Em uma das postagens um usuário, comenta que:
“Fiz o pedido no 17/01/2025 pra incapacidade e até hoje não saiu o resultado. Eu sou surda e não consigo entender o que falam no 135!”.
A reclamação ainda consta como não respondida pelo Instituto.
Em postagem feita por outro usuário ele dá mais detalhes sobre o tempo em que espera pelo benefício.
“Por mais de 1 mês esperando analisar o meu pedido, levei todos os documentos médicos e da empresa, minha perna quebrou gente, é tão difícil mesmo analisar isso? uma demora dessas sem nenhuma explicação.
Chega a ser uma humilhação um trabalhador de família ter que passar necessidades dependendo de um benefício que tem direito que é dele, que (PAGAMOS), em quanto os [Editado pelo Reclame Aqui] e marginais têm seus direitos humanos cumpridos, revoltante esse país e seus serviços prestados ao cidadão. Se a minha empresa me aceitasse trabalhar no estado em que estou com a perna quebrada, como já pedi várias vezes, eu com certeza não estaria passando por essa humilhação que meu país faz com os trabalhadores que pagam seus impostos”
Os cidadãos que se sentirem prejudicados podem entrar em contato com a ouvidoria pelo Meu INSS ou pelo telefone 1358.
Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre o pagamento do 13º do INSS, descubra quando você vai o valor será depositado.