Nova modalidade de empréstimo consignado traz vantagens para quem precisa consolidar dívidas

Em breve os trabalhadores poderão pedir uma nova modalidade de empréstimo consignado.  Com essa novidade os trabalhadores terão melhores ofertas de crédito e poderão até mesmo renegociar dívidas antigas. A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda.

Nova modalidade de empréstimo consignado traz vantagens para quem precisa
consolidar dívidas
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

A oferta de crédito para os brasileiros deve mudar em breve com a criação de uma nova modalidade de empréstimo consignado. Segundo Fernado Haddad, ministro da Fazenda, essa novidade será voltada aos trabalhadores do setor privado, CLT, que terão mais liberdade de escolha entre os bancos.

Atualmente o consignado é oferecido principalmente para os servidores públicos e segurados do INSS.

No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, comenta mais sobre o consignado para o pagamento de dívidas:

Nova modalidade de empréstimo consignado

Em janeiro o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e representantes do banco. O objetivo era chegar a um formato da nova linha de crédito.

Nessa modalidade as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do trabalhador. Com isso, o risco de inadimplência é menor e os bancos acabam aprovando o crédito mais facilmente.

Agora a linha de crédito, já disponível aos aposentados do INSS também será ofertada aos trabalhadores da iniciativa privada.

Plataforma de acesso ao consignado

O governo federal já trabalha em uma plataforma de crédito onde o trabalhador poderá conferir as condições oferecidas por cada banco, informa o Ministério da Fazenda.

“Milhões de pessoas que hoje não têm acesso ao crédito consignado passarão a ter um mecanismo moderno, eficiente, transparente, com uma plataforma em que você vai poder comparar as taxas de juros praticadas pelo sistema bancário”, destacou o ministro Fernando Haddad, após o encontro no Palácio do Planalto.

A previsão é de que a plataforma esteja disponível ainda neste ano, assim os trabalhadores poderão solicitar o crédito mais facilmente.

A nova modalidade será voltada aos trabalhadores celetistas, com carteira assinada; trabalhadores domésticos com carteira assinada. Ao todo cerca de 42 milhões de pessoas serão beneficiadas.

Antes do lançamento o governo deve promover mais uma reunião de alinhamento com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Fazenda, Fernado Haddad, e do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Nova modalidade de empréstimo consignado traz vantagens para quem precisa
consolidar dívidas
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

Vantagens do consignado privado

  • Consolidação de dívidas: nessa modalidade os trabalhadores poderão consolidar suas dívidas em um só empréstimo.
  • Condições de pagamento: os prazos poderão ser maiores e os juros cobrados pelos bancos menores.
  • Plataforma unificada: as operações devem ser realizadas através da plataforma do eSocial, com isso o acesso às informações deve acelerar a aprovação e contribuir com uma maior transparência.
  • Redução do risco de inadimplência: com o consignado o cidadão não precisa se preocupar em pagar as parcelas, elas serão descontada na folha de pagamento. Assim, a operação é mais segura, pois o banco tem maiores garantias do pagamento.
  • Maior liberdade de escolha: com essa plataforma o próprio trabalhador será o responsável pela escolha do banco em que o empréstimo será solicitado, escolhendo as melhores condições de pagamento.

Atualmente o consignado só pode solicitar o consignado nos bancos que possuem acordo com a empresa que o contratou. Assim, acaba que não há muita opção de escolha.

Alguns rumores afirmam que o FGTS poderá ser usado no consignado, a especialista do FDR, Laura Alvarenga

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile