A NOVA fiscalização eletrônica, que ainda está em fase de experimento já multou 7,7 mil veículos e deixa motoristas brasileiros em alerta.
Com o nome de HS Wim (High Speed Weigh-In-Motion), o sistema substitui os atuais postos de pesagem veicular (PPVs), que usam balanças lentas.
A princípio, apenas o trecho da Concessionaria Ecovias do Cerrado, BRs 364 e 365, que ligam Uberlândia (MG) à Jataí (GO), contam com o sistema.
Abaixo, você entende melhor o que muda com este sistema e como ele pode revolucionar as pesagens e aplicações de multas nas rodovias brasileiras.

O que a fiscalização eletrônica pega?
A nova fiscalização eletrônica pega o peso dos veículos que precisam passar pela pesagem.
Assim, desde que entrou em vigor, no dia 02 de dezembro, 7,7 mil veículos já receberam multa no seguinte trecho:

🔎 E o que muda com a nova fiscalização eletrônica?
Basicamente, o veículo é pesado sem a necessidade de passar por um posto de pesagem veicular, e até de reduzir a velocidade.
O sistema, portanto, seria capaz de trazer mais agilidade na pesagem. Conforme o 5° Relatório Trimestral Ecovias, “O sistema mostrou eficiência no tempo de pesagem, sendo até 87% mais rápido do que os métodos
tradicionais”.
Isso significa viagens mais rápidas, e o incentivo maior à segurança e respeito aos limites.
Como o novo sistema de fiscalização influencia na segurança?
Com o sistema atual, o motorista não tem a obrigatoriedade de parar. Aliás, Bruno Araújo Silva, gerente de Operações da Eco050 e da Ecovias do Cerrado, explica isso melhor:
“Hoje, na rodovia, quem carrega cargas só pesa se ele quiser ser pesado. E, geralmente, quem pesa é quem não está com excesso de peso. Quem está infringindo a lei, carregando excesso de peso, opta por não ser pesado e pode ir embora normal que ninguém vai pegar ele”.
Caso o HS Wim demonstre resultado positivo durante o período de experimentação, ele vai substituir o sistema atual de pesagem.
Desse modo, os motoristas deixam de ter a opção de “não passar pela pesagem”, já que o HS Wim fica instalado na própria rodovia.
Com este sistema, a expectativa é de que os motoristas naturalmente vão respeitar os limites de trânsito. Afinal, há a aplicação de multa, hoje no valor de R$ 130,16, para veículos com carga acima do peso permitido.
Ao conduzir os veículos com a carga dentro do limite também impacta a segurança. Como destaca Bruno, “[o] veículo que foi projetado para frear na rodovia com 70 toneladas, carregando 100 toneladas não vai frear”.
Como destacamos, a NOVA fiscalização eletrônica está em fase experimental, mas pode entrar em vigor nos próximos meses e mudar o sistema de pesagem nas estradas brasileiras.