Mudanças previstas no pix acontecem em 28/02; saiba o que muda e não seja pego de surpresa

Uma boa notícia para os usuários do pix: uma nova mudança da modalidade começará a partir da sexta-feira da próxima semana (28/02). Veja qual é a mudança para não ser pego de surpresa. 

Mudanças previstas no pix acontecem em 28/02; saiba o que muda e não seja pego de surpresa
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

A modalidade é a do pix por aproximação, que foi anunciada pelo Banco Central em outubro do ano passado. Com a nova alteração entrando em vigor, os usuários podem realizar transferências e pagamentos apenas ao aproximar o celular da maquininha do cartão. 

Ainda neste ano, o Banco Central, além do PIX por aproximação, apresentou outras novidades ligadas a funcionalidade, com o novo boleto. 

Pagamento por aproximação sem precisar entrar no app do banco

O pagamento por Pix por aproximação está virando realidade no país. Algumas instituições financeiras já estão oferecendo a funcionalidade.

A modalidade de pagamento pode ser feita por smartphones e smartwatches sem precisar abrir o aplicativo do banco. É só aproximar o relógio ou celular da máquina de pagamento, assim como acontece com o cartão de débito e crédito.

Pix por aproximação: quem não poderá utilizar?

A especialista Yasmin Souza explica como verificar se a funcionalidade funciona no seu aparelho celular, confira.

Nova regra do pix começa em 2025 e beneficia todos que pagam boletos

O Banco Central anunciou uma nova medida que deve ajudar os brasileiros: no próximo ano, os boletos que podem ser pagos via PIX através de um QR Code específico já inserido no próprio boleto. 

A nova regra do Pix tem o objetivo de facilitar a vida dos contribuintes que pagam as suas contas através da funcionalidade do Pix. Agora, os boletos podem ser pagos via Pix com um QR Code específico já inserido no próprio boleto.

Será necessário apenas apontar o celular para o QR code e concluir a transação. A grande vantagem é que a operação por Pix é compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais. 

Outra informações estão disponíveis no FDR

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile