MEI sente no bolso o novo valor de contribuição para o INSS; prazo de pagamento vai até 20/02 sem taxa extra

RECIFE (PE) — Uma atualização no valor dos pagamentos da contribuição do MEI pegou de surpresa muitos microempreendedores individuais. A partir de agora eles terão que arcar mais com o pagamento que é realizado de forma mensal. 

MEI sente no bolso o novo valor de contribuição para o INSS; prazo de pagamento vai até 20/02 sem taxa extra. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

A atualização no valor a ser pago acontece depois do reajuste do salário mínimo. Isso porque o valor é a referência para a contribuição do MEI para o INSS.

A mudança acontece a partir desta segunda-feira (17). Por isso, os microempreendedores devem ficar atentos ao reajuste da contribuição.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre a contribuição do MEI que é caminhoneiro. Confira:

Atualmente, o cidadão que está cadastrado no MEI deve realizar uma contribuição obrigatória para o INSS. A taxa cobrada é de 5% do salário mínimo. Em 2025 isso significa um pagamento mensal no valor de R$ 75,90.

Já no caso do MEI que é caminhoneiro, a contribuição mensal passou a ser de R$ 182,16. Isso porque a categoria precisa realizar um pagamento equivalente a 12% do salário mínimo.

Saiba como realizar a contribuição do MEI de forma simplificada:

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, para ter direito aos benefícios oferecidos ao MEI como aposentadoria ou auxílio doença, por exemplo, é preciso que o microempreendedor realize o pagamento da contribuição em dia. Para tal, a DAS deve ser quitada até o dia 20 de cada mês.

 

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile