Governo emite alerta urgente sobre cálculo da renda familiar para BPC; veja o que está se espalhando

RECIFE (PE) — Disponível para idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência que possuem baixar renda, o benefício do BPC conta com regras específicas de liberação. Entre os critérios, é levada em consideração especialmente a renda familiar do cidadão.

Governo emite alerta urgente sobre cálculo da renda familiar para BPC; veja o que está se espalhando. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Nesta semana, o Governo Federal detalhou como acontece o cálculo de renda familiar para o benefício. O comunicado foi emitido depois que uma série de notícias sobre novas regras do BPC começaram a circular.

De acordo com o Governo Federal, as informações são falsas. Isso porque os critérios de cálculo de renda para inscrição no BPC não foram modificados. 

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre o BPC. Confira:

Atualmente o cidadão que está cadastrado na iniciativa recebe o pagamento mensal no valor de R$ 1.518. Para tal, é preciso que o cidadão comprove que tem uma renda familiar por pessoa de até 1/4 de um salário mínimo. Em 2025 isso representa uma renda de até R$ 379,50 por pessoa da família. 

No entanto, é comum que alguns cidadãos tenham dúvidas sobre o cálculo da renda familiar. Segundo o Governo Federal, é levado em consideração o dinheiro recebido pelas pessoas que vivem no mesmo teto do beneficiário.

Dessa forma, podem ser incluídas no cálculo as seguintes pessoas:

Vale lembrar que, segundo o Governo Federal, a inclusão só acontece caso essas pessoas morem na mesma residência que o beneficiário.

Confira as outras regras de pagamento do BPC:

Além disso, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o benefício não é pago apenas para cidadãos que possuem deficientes graves ou moderadas. De acordo com a legislação atual, qualquer cidadão acometido por uma deficiência tem direito ao benefício desde que sua condição de saúde seja reconhecida no momento da perícia médica.

 

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile