Dinheiro EXTRA começa a cair nas contas dos nascidos em janeiro; cerca de 1,8 milhão de trabalhadores recebem o presente

RECIFE (PE) — Pago anualmente para milhões de trabalhadores brasileiros, um importante benefício que garante dinheiro extra já começou a ser liberado para cidadãos nascidos no mês de janeiro. Se trata do abono salarial do PIS/Pasep do ano de 2025 que já está sendo creditado nas contas bancárias. 

Dinheiro EXTRA começa a cair nas contas dos nascidos em janeiro; cerca de 1,8 milhão de trabalhadores recebem o presente. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Assim como nos anos anteriores, o calendário de saque do dinheiro extra foi definido com base no mês de nascimento do trabalhador. Dessa forma, primeiro serão contemplados aqueles em janeiro. 

As liberações continuarão ser realizadas até agosto, quando será pago o benefício do PIS/Pasep para os trabalhadores nascidos nos meses de novembro e dezembro.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre. Confira:

Atualmente, para ter acesso ao pagamento é preciso que o cidadão cumpra alguns requisitos determinados pelas regras do abono salarial. Caso se enquadre, o trabalhador poderá receber um pagamento de até R$ 1.518.

Neste ano, de acordo com a Agência Brasil serão liberados R$ 30,7 bilhões para saque. A expectativa de que cerca de 25,8 milhões de trabalhadores recebam algum pagamento referente ao abono salarial do PIS/Pasep.

Os recursos serão liberados tanto para trabalhadores iniciativa privada quanto para servidores públicos que cumpram os requisitos do pagamento.

Confira as regras de liberação do dinheiro extra por meio do PIS/Pasep:

  • Para ter acesso ao pagamento é preciso que o cidadão tenha realizado alguma atividade informal por um período mínimo de 30 dias no ano de 2023;
  • Vale lembrar que esse tempo pode ou não ter sido cumprido de maneira consecutiva;
  • Além disso, também é necessário trabalhador esteja escrito há pelo menos cinco anos no programa do PIS/Pasep;
  • Essa inscrição é realizada no momento em que ele tem a carteira de trabalho assinada pela primeira vez;
  • É necessário ainda que a remuneração recebida pelo trabalhador durante o ano base tinha sido de, no máximo, dois salários mínimos por mês;
  • Ao cumprir as regras o cidadão poderá ter acesso ao saque;
  • Para quem trabalha privada, a liberação acontece por meio da Caixa Econômica Federal;
  • Já para servidor público o saque é liberado pelo Banco do Brasil;
  • Para saber se você será contemplado e qual o valor estará disponível, é possível realizar a checagem por meio do aplicativo da carteira e trabalho digital;
  • Para tal será preciso acessar o portal GOV.BR e informar o CPF e senha cadastrados.

De acordo com especialista do FDR, Lila Cunha, o benefício garante uma importante renda extra para os trabalhadores que têm menores remunerações. O pagamento é realizado de forma anual e sempre é referente a um ano base. Em 2025, o valor de ser liberado para os trabalhadores realizaram atividades formais no ano de 2023.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.