O Ministério da Saúde anunciou recentemente que o programa Farmácia Popular vai passar a oferecer todos os medicamentos de forma gratuita. Isso significa que ao invés de liberar desconto parcial sobre os remédios, todos serão entregues sem custo.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Durante o Encontro Nacional de Prefeitos, que aconteceu em Brasília, Nísia Trindade, ministra da Saúde, anunciou que todos os 41 itens do Farmácia Popular, a partir de agora, passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas.
Alguns brasileiros já tinham o direito de receber absorvente de forma gratuita. Veja como funciona no vídeo a seguir, disponível no YouTube do FDR Notícias.
Produtos gratuitos da Farmácia Popular
Na verdade, antes da medida anunciada pela ministra da Saúde, pelo menos 39 medicamentos já poderiam ser retirados de forma gratuita pela Farmácia Popular. A mudança é que agora todos os 41 produtos disponíveis no programa sairão de graça.
Os medicamentos adicionados a lista de gratuidade são:
- Dapagliflozina, remédio utilizado para o tratamento de diabetes em casos ligados a doenças cardiovasculares;
- Fraldas geriátricas (apenas o público elegível, com idade de 60 anos ou mais, poderá adquiri-las de forma gratuita).
Antes dessa mudança, a população precisava pagar uma coparticipação para obter esses insumos. Os descontos chegam a pouco mais de 90% do valor original do medicamento, mas ainda assim era necessário fazer o pagamento de alguma quantia.
Como retirar o medicamento pela Farmácia Popular?
Toda população tem direito de usufruir dos benefícios da Farmácia Popular, independente de qual seja a sua renda. A outra novidade anunciada ontem (13) é a abertura de uma nova fase de credenciamento em 758 cidades que não eram atendidas pelo programa.
Isso porque, para retirar o medicamento gratuito o cidadão precisa comparecer até uma farmácia que seja parceira do programa.
Os dados junto com a receita serão cadastrados, e o governo brasileiro é quem vai repassar os recursos para a empresa a fim de custear o remédio.
O passo a passo funciona assim:
- Procure uma farmácia credenciada pelo programa;
- Apresente a receita médica que deve estar em seu nome;
- Leve um documento de identificação com foto;
- Preencha uma ficha cadastral;
- Receba o remédio.