Começa a nova multa que pode pegar motoristas de surpresa; entenda como funciona e veja como não cair nessa

Atenção, caminhoneiros: a Agência Nacional de Transportes (ANTT) já começou a multar os caminhões por excesso de peso usando um sistema de fiscalização, o HS Wim, nas BRs 364 e 365. Veja como funciona e como não cair nessa.

Começa a nova multa que pode pegar motoristas de surpresa; entenda como funciona e veja como não cair nessa
Imagem: FDR

Segundo o G1, o projeto entrou em vigor em 2 de dezembro e até o momento já foram 7,7 mil veículos autuados. O sistema é responsável por pesar o veículo em alta velocidade enquanto trafega pela rodovia.

Com isso, o veículo não precisa parar para ser pesado. 

Veja como funciona a nova multa que pode pegar os caminhoneiros de surpresa

  • A implementação do sistema foi feita pela ANTT em um trecho entre Uberlândia (MG) a Jataí (GO);

  • De acordo com o gerente de Operações da Eco050, Bruno Araújo Silva, atualmente, quem está infringindo a lei, carregando excesso de peso, opta por não ser pesado e pode ir embora normal que ninguém vai pegar ele; 

  • O motorista que estiver com excesso de peso deve pagar uma multa mínima de R$130,16, que aumenta a cada 200 Kg de excesso;

  • Agora, aqueles que se negarem a passar pela pesagem receberão uma multa de R$195,23;

  • Porém, com a fiscalização eletrônica de peso, essa deixa de ser uma opção para os caminhoneiros porque a balança está instalada a pista;

  • Ou seja, parando ou não, será possível identificar o excesso de peso;

Caso o experimento seja positivo, o sistema poderá substituir os postos de pesagem, revelou a ANTT.

Qual é a multa de trânsito mais cara do Brasil?

Segundo a especialista Laura Alvarenga, determinadas infrações podem gerar uma multa de trânsito com valores expressivos para os motoristas. Veja quais são as mais caras:

  • Disputas ilegais e rachas: participar de corridas não autorizadas configura uma infração gravíssima, sujeita a deliberações severas. Além do risco à segurança, essa conduta pode gerar uma multa de trânsito com valores elevados, agravados em caso de reincidência.
  • Condução sob efeito de álcool: dirigir embriagado é uma das principais causas de acidentes fatais e resulta em uma multa de trânsito extremamente alta. A reincidência torna a decisão ainda mais rigorosa, podendo levar à suspensão da CNH.
  • Velocidade acima de 50% do limite: ultrapassar essa margem é considerado um ato de extrema imprudência. Essa infração acarreta uma multa de trânsito pesada, além de avaliações como apreensão do veículo e perda do direito de direção.