Teve a CNH suspensa por DÍVIDAS? Veja como liberar o documento após as novas regras

Poucos motoristas sabem, mas é possível perder a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por conta de dívidas. As dívidas não precisam estar relacionadas a infrações de trânsito, e há autorização da Justiça para que esse débitos bloqueiem a habilitação. 

perder cnh
Teve a CNH suspensa por DÍVIDAS? Veja como liberar o documento após as novas regras
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em fevereiro de 2023 o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou que pessoas inadimplentes, ou seja, que estão com dívidas atrasadas, podem perder o direito de dirigir. Para isso, terão a sua CNH retida até que efetuem o pagamento. 

Esta não é uma medida relacionada exclusivamente a dívidas construídas por infrações de trânsito. Há outras consequências para quem descumpre a legislação do trânsito, como um exemplo do vídeo a seguir. 

 

Quando a CNH pode ser apreendida por dívidas?

Em fevereiro de 2023 o STF concordou em acatar uma lei que permite a apreensão da CNH como forma de forçar que o devedor faça o pagamento do seu débito. Essa seria uma consequência grave na vida de quem usa o veículo para trabalhar, por exemplo. 

No entanto, existem alguns critérios para que essa penalidade aconteça:

Em suma, o bloqueio da CNH por dívida só fica autorizado por ordem judicial e sendo a última tentativa para conseguir um acordo.

 

O que fazer se a CNH for bloqueada por dívida?

Quem foi notificado sobre o bloqueio da sua CNH devido a uma dívida, precisa procurar ajuda judicial. 

Além disso, quem utiliza a carteira de motorista para trabalhar (ex.: caminhoneiro, motorista de App, motorista particular, motoboy e etc.) pode fica isento desse bloqueio caso consiga comprovar o uso do documento. 

Será necessário fazer o pagamento da dívida, ou pelo menos um acordo. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile